Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (28), pelo Campeonato Brasileiro, em estágios diferentes dos trabalhos de Tite e Artur Jorge, respectivamente. O técnico rubro-negro já completa seis meses no cargo, enquanto o português está há três semanas no Alvinegro e disputará a sua sexta partida. Há desafios de ambos lados, contudo, quando a bola rolar no Maracanã, às 11h (de Brasília).
O equilíbrio de Tite
Na quarta (24), o Flamengo foi à La Paz e perdeu para o Bolívar-BOL, praticamente com reservas, pela Libertadores. Foi a primeira derrota em 2024 e a primeira vez que o time de Tite sofreu mais de um gol em uma partida na temporada marcada pelo “equilíbrio entre os setores” - uma espécie de lema da comissão técnica.
Desde o fim do Estadual, conquistado de forma invicta, o desempenho do Rubro-Negro vem sendo questionado. Se o Flamengo, dono da maior receita e do maior investimento do Brasil, não dá “show”, na visão de alguns, os resultados sob comando de Tite seguem consistentes.
São sete pontos em três rodadas do Brasileirão, com dois gols sofridos e quatro a favor - o que coloca o time na segunda posição da tabela e entre as melhores defesas do campeonato.
A ousadia de Artur Jorge
Para desafiar o trabalho consolidado de Tite, o Botafogo chega ao clássico embalado por três vitórias consecutivas após Artur Jorge. O desafio será manter a série de bons resultados fora de casa, uma vez que a sequência de vitórias sucedeu duas derrotas como visitante, para Cruzeiro e LDU-EQU, nas primeiras partidas com o técnico.
Em início de trabalho, o técnico já deixou claro que buscará implementar um sistema de jogo ofensivo. O Botafogo vem atuando com quatro atacantes, e deve ser neste domingo, no Maracanã.
O time ainda busca o melhor encaixe no sistema, com o desempenho defensivo questionado, mas o ataque já dá sinais de evolução, com boa movimentação de Luiz Henrique e companhia.
Não à toa, o Alvinegro chega para o confronto com o Flamengo tendo o melhor ataque do Campeonato Brasileiro: são oito gols em três partidas.
Disputa no topo da tabela
O clássico no Maracanã envolverá as primeiras posições da tabela do Brasileirão. Antes da quarta rodada ser iniciada neste sábado (27), o Flamengo é o vice-líder, com sete pontos, atrás do Bragantino por conta do número de gols a favor: 5 a 4 para o Massa Bruta.
O Botafogo, com duas vitórias consecutivas após estrear com derrota, é o terceiro colocado com seis pontos. Veja a tabela e a classificação completa aqui.