Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Focado na Libertadores, Grêmio recebe Cuiabá pelo Brasileirão

Tricolor enfrenta o Dourado, neste sábado (20), na Arena, com time reserva de olho no confronto com o Estudiantes, na próxima terça (23)

É bem verdade que os profissionais da bola não gostam de falar sobre jogos distantes do presente, mas é inegável que o planejamento acontece. É o caso da partida deste sábado (20), entre Grêmio e Cuiabá, na Arena, em Porto Alegre, às 18h30 (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Mesmo que tenha alcançado um bom resultado na última partida da Série A, o Tricolor não esconde sua prioridade pela Copa Libertadores, e por isso, deve poupar jogadores contra o time do Mato Grosso. Visando a partida já de caráter decisivo contra o Estudiantes de La Plata, na próxima terça-feira (23), na Argentina, o técnico Renato Portaluppi deve optar por uma equipe mista ou reserva para o jogo deste final de semana.

Mesmo que não queira abrir mão do Brasileiro, o Tricolor sabe que o movimento é natural. O próprio técnico Renato Portaluppi não esconde a realidade e tem falado sobre as preservações na competição para evitar desgaste.

Coração dividido

O foco absoluto na Liberta se dá pela má posição gremista na competição. Se no Brasileiro, o Tricolor respira um pouco mais aliviado com três pontos, em oitavo lugar, na América o mesmo não se repete.

Pelo Grupo C da Libertadores, o Grêmio perdeu os dois primeiros jogos e está em último lugar, sem pontos conquistados. Para criar chances de classificação à próxima fase, o time gaúcho precisa vencer nas próximas rodadas e ainda secar os outros integrantes da chave, que tem Huachipato e Estudiantes, com quatro pontos, e o The Strongest, com três.

Baixas na equipe

Por opção ou não, o treinador já começa o confronto contra o Cuiabá com mais desfalques. Além de Diego Costa, o Tricolor tem agora o desfalque do atacante Pavón no departamento médico com lesão muscular grau 2, e do lateral-esquerdo Cuiabano, que foi vendido ao Botafogo. Por outro lado, o zagueiro Kannemann pode retornar à equipe.

Desta forma, com o retorno do experiente zagueiro, o Grêmio deve ter ainda uma equipe recheada de jovens para enfrentar o Cuiabá. A grande dúvida fica por conta da lateral-esquerda, que agora oficialmente sem Cuiabano, e ainda sem Reinaldo, lesionado, tem apenas os jovens José Guilherme, de 19 anos, e Wesley, de 20, para a posição.

O Dourado

Já o Cuiabá tem outros dramas internos para enfrentar. O Dourado vive o afastamento de seu principal jogador da última temporada, o centroavante Deyverson. O atleta foi barrado pela comissão por indisciplina e fica de fora da partida. Além dele, o técnico interino Luiz Fernando Iubel tem as baixas do lateral-esquerdo Ramon, do meia Max, e do volante Filipe Augusto.

O Dourado vem de uma goleada na Série A, por 4 a 0, sofrida para o Athletico, na primeira rodada. Na segunda, teve o confronto contra o Vitória adiado. E na última quarta-feira, foi derrotado pelo Vila Nova, pela semifinal da Copa Verde.

Grêmio x Cuiabá

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Zé Guilherme (Wesley Costa); Du Queiroz e Dodi; Nathan Fernandes, Cristaldo (Nathan) e Gustavo Nunes; JP Galvão. Técnico: Renato Portaluppi.

Cuiabá

Walter; Rallan, Marllon, Allyson, Alan Empereur, Rikelme; Derik Lacerda, Fernando Sobral, Lucas Mineiro, Clayson; Pitta. Técnico: Luiz Fernando Iubel.

Motivo: Jogo da 3ª rodada da Série A o Campeonato Brasileiro

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre - RS

Data e hora: 20 de abril de 2024, às 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)

Assistentes: Danilo Manis (SP) e Alessandro de Matos (BA)

Arbitro de vídeo: Rodrigo Alonso Ferreira (SC).

Transmissão: Premiere

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais