Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Atlético x Cruzeiro: mandante não vence clássico há mais de dois anos

Última vez que o clube mandante venceu o clássico foi em 2 de abril de 2022, na final única do Campeonato Mineiro

Atlético e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (20), às 21h (de Brasília), na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os arquirrivais tem missões diferentes no quarto encontro entre eles na temporada. O time celeste quer manter a recente escrita, já que o visitante não perde o clássico há mais de dois anos. O Atlético, porém, vai tentar quebrar o tabu e vencer o arquirrival pela primeira vez em sua nova casa.

Há mais de dois anos, o time mandante não vence o clássico. A última vez foi em 2 abril de 2022, na final única do Campeonato Mineiro. Na ocasião, o Atlético ganhou por 3 a 1, no Mineirão. Naquele dia, as arquibancadas do Gigante da Pampulha ficaram divididas entre atleticanos e cruzeirenses. Foi a última vez que o embate teve “torcida meio a meio” em Minas Gerais.

De lá para cá, foram seis partidas entre os maiores clubes do Estado, com duas vitórias do Atlético, duas vitórias do Cruzeiro e dois empates. (veja no fim da reportagem)

Os arquirrivais ficam frente a frente menos de 20 depois do último confronto. No dia 7 de abril, o Atlético venceu o Cruzeiro por 3 a 1, de virada, no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro. A partida foi disputada no Mineirão e terminou com o pentacampeonato alvinegro.

Clássicos na Arena MRV

Desde a inauguração da nova casa do Atlético, três clássicos foram disputados na Arena MRV. Uma partida aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2023 e duas pelo Campeonato Mineiro. O Cruzeiro venceu dois e empatou um, criando um novo tabu no duelo.

Novo técnico do Cruzeiro, Fernando Seabra terá a missão de manter essa recente escrita. Seus antecessores, Zé Ricardo e Nicolás Larcamón, não perderam para o Atlético na Arena MRV.

Última vitória do mandante no clássico

Em 2 abril de 2022, na final única do Campeonato Mineiro, o Atlético venceu o Cruzeiro por 3 x 1, no Mineirão. Os gols foram marcados pelo atacante Hulk, duas vezes, e pelo meia-atacante Nacho Fernández. O centroavante Edu descontou para o time celeste.

Desempenho do mandante nos últimos clássicos

2023

  • Cruzeiro 1 x 1 Atlético - Fase de grupos do Campeonato Mineiro - Independência
  • Cruzeiro 0 x 1 Atlético - 1º Turno do Campeonato Brasileiro - Parque do Sabiá
  • Atlético 0 x 1 Cruzeiro - 2º turno do Campeonato Brasileiro - Arena MRV

2024

  • Atlético 0 x 2 Cruzeiro - Fase grupos do Campeonato Mineiro - Arena MRV
  • Atlético 2 x 2 Cruzeiro - Primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro - Arena MRV
  • Cruzeiro 1 x 3 Atlético - Segundo jogo da final do Campeonato Mineiro - Mineirão

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais