Após quatro temporadas, a Universidad de Chile volta a atuar na Libertadores nesta quarta (2). A La U recebe o Botafogo, atual campeão da América, no Estádio Nacional de Santiago, na primeira rodada do Grupo A da Copa. Abaixo, a Itatiaia mostra como o time chileno chega para o confronto.
O desempenho da La U em 2025 é irregular. Entre a Liga e a Taça do Chile, são nove jogos, com cinco vitórias, um empate e três derrotas. O último jogo foi na quinta (27), com derrota para o Everton, o que o deixa a equipe de Gustavo Álvarez em nono lugar no campeonato.
“Não afeta em nada (na estreia da Libertadores), nos dá mais energia e caráter. Sei muito bem que estamos prontos e isso dá ao plantel e a mim mais vontade para o próximo jogo”, afirmou o técnico depois da derrota na Liga.
“Contente porque o clube volta a jogar o torneio com muita vontade. A Libertadores é sempre linda. Estou empolgado em fazer uma boa Copa coletivamente e individualmente”, afirmou o atacante Leandro Fernández.
“Sei que (o Botafogo) vem com menos jogadores do que tinham quando foram campeões, mas não deixa de ser uma rival difícil, brasileiro, e com muita experiência internacional”, completou o camisa 9.
Leandro Fernández ainda demonstrou confiança no “fator casa”. Para o retorno da La U à Copa, mais de 30 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. A expectativa é de que o público chegue próximo à capacidade máxima do Estádio Nacional de Santiago, que é de 45 mil lugares.
Nas redes sociais, a La U fez uma campanha para que os torcedores não levem fogos de artificio e respeitem as determinações da Conmebol para que o clube não sofra punições.
Botafogo em crise?
O momento do Botafogo não foi pauta apenas na coletiva de Leandro Fernández, mas também ganhou destaque nos principais diários esportivos do Chile, como o “La Tercera”.
“Sem dúvidas, o presente do Fogão diz o contrário. A equipe carioca foi do céu ao inferno em poucos meses. Os títulos parecem estar muito longe do atual momento do clube”, escreveu o portal “La Tercera” ao contar os vices da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana e a campanha ruim no Campeonato Carioca.
“O Fogão empatou sem gols, na estreia do Brasileirão (contra o Palmeiras), chegando aos sete jogos consecutivos sem vitórias. O time não consegue sair da crise”, aponta o diário ao falar sobre a chegada de Renato Paiva, que estreou no comando do Glorioso.
O Grupo A da Libertadores
A chave de Botafogo e Universidad de Chile terá seu primeiro jogo disputado nesta terça (1º): Carabobo e Estudiantes se enfrentam na Venezuela, às 19h (de Brasília).