Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Com base campeã, Botafogo estreia na Libertadores com novo técnico e elenco

Atual campeão da América, Glorioso encara a responsabilidade de “manter-se no topo” com mudanças no grupo, mas manutenção da equipe titular de 2024

A partir desta quarta (2), o Botafogo defenderá o título da Libertadores. Campeão da América em 2024, o Glorioso é o cabeça de chave do Grupo A e enfrenta a Universidad de Chile, em Santiago, a partir das 21h30 (de Brasília). Com alto investimento, o Glorioso reformulou o elenco e trocou de técnico, mas manteve a base do time campeão.

Com quase R$ 500 milhões em reforços (12 ao todo), o Botafogo teve mais de 15 saídas em 2025. O desafio de comandar o time será de Renato Paiva, contratado em fevereiro.

O recomeço com Renato Paiva

Após um mês dedicado aos treinos no Rio de Janeiro, Renato Paiva estreou no comando da equipe no domingo (30), no empate sem gols com o Palmeiras pelo Brasileirão.

O desempenho foi positivo e dentro do que Paiva havia prometido: um Botafogo sem mudanças radicais em relação a 2024, com um futebol ofensivo e em busca do protagonismo.

Paiva assumiu o time após um início frustrante de 2025, com vices da Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, além da campanha ruim no Carioca. O português falou sobre a pressão de defender o título.

"É a única leveza que eu quero, ver meus jogadores felizes, orgulhosos e jogando com prazer. Daí para frente não há leveza nenhuma. Se tivermos que ganhar cinco Libertadores seguidas ganharemos cinco Libertadores seguidas. Jogo após jogo. O próximo é da Libertadores? É para ganhar. Depois é Brasileiro? É para ganhar. Aqui sempre foi assim e eu sou assim também. Leveza? Eu quero vencer. Muitas das vezes é fácil vencer, manter é que é difícil”, afirmou Paiva.

Leia também

A base do time campeão

John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus: dos titulares na final de 2024, nove seguem no Botafogo.

Luiz Henrique e Almada foram negociados pelo clube. Para a partida contra a La U, contudo, Bastos e Savarino, no DM, não estão à disposição do técnico Renato Paiva.

Assim, a provável formação do Glorioso tem John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Patrick de Paula; Matheus Martins, Artur e Igor Jesus.

Elenco reformulado

Com várias saídas e quase R$ 500 milhões investidos em reforços, o Botafogo reformulou o seu elenco após os títulos de 2024. Ao todo, foram 12 contratações na temporada.

Vale destacar que alguns atletas ainda não estão à disposição de Renato Paiva, como Mastriani, anunciado nesta segunda (31), e Wendel, que chega ao clube em junho.

Marçal, que foi campeão em 2024, teve o contrato encerrado em dezembro e retornou ao clube em fevereiro, ainda aprimora a parte física.

Dos 24 jogadores que embarcaram para Santiago, por exemplo, 11 não fizeram parte da campanha em 2024.

Léo Linck, Jair, David Ricardo, Santiago Rodríguez, Artur, Elias Manoel e Rwan Cruz foram contratados neste ano.

Serafim, Newton, Patrick de Paula e Kauan Lindes estavam emprestados ou não faziam parte do grupo principal. Veja a lista de relacionados para o jogo desta quarta (2):

  • Goleiros: John, Raul e Léo Linck
  • Laterais: Mateo Ponte, Alex Telles e Vitinho
  • Zagueiros: Barboza, David Ricardo, Jair e Serafim
  • Meio-campistas: Gregore, Marlon Freitas, Allan, Patrick de Paula, Newton, Kauê, Santiago Rodríguez e Kauan Lindes
  • Atacantes: Artur, Elias Manoel, Matheus Martins, Rwan Cruz, Igor Jesus e Jeffinho

O Botafogo na Libertadores

Atual campeão da América, o Glorioso é o cabeça de chave do Grupo A na Libertadores de 2025. Os adversários serão Universidad de Chile, Estudiantes-ARG e Carabobo-VEN.

A estreia será nesta quarta (2), em Santiago, contra a La U, às 21h30 (de Brasília). A primeira partida como mandante, no Nilton Santos, será no dia 8 de abril, contra o Carabobo. Veja a tabela completa!

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Leia mais