Atual campeão brasileiro, o Botafogo inicia a defesa do título da Série A no próximo domingo (30). O adversário da estreia será o Palmeiras, em São Paulo. Para Renato Paiva, o desafio será grande, mas o técnico mostrou confiança na equipe e lembrou que, recentemente, o Glorioso conseguiu resultados importantes atuando como visitante no Allianz Parque.
“Jogar contra o Palmeiras, em qualquer lado, é muito difícil. O momento ideal, só vou saber no domingo. A equipe que entrará em campo será a melhor possível e que já ganhou. É um jogo de campeões, jogo muito difícil, mas será difícil para o Palmeiras também. Temos 15 treinos, a base da equipe está bem trabalhada e temos que acrescentar algumas coisas. A capacidade e mentalidade que eles têm é necessária para um jogo”, afirmou Renato Paiva.
As últimas temporadas do futebol brasileiro tiveram Botafogo e Palmeiras como protagonistas, o que “esquentou” a rivalidade entre os times. Em 2023, o time de Abel Ferreira foi campeão da Série A e um dos jogos marcantes da campanha foi a vitória por 4 a 3, de virada, sobre o rival no Nilton Santos.
Em 2024, o Alvinegro “deu o troco”. Na Libertadores, o time de Artur Jorge eliminou o Palmeiras nas oitavas de final e conquistou a América na sequência. Na campanha do título do Brasileirão, a vitória sobre o rival no Allianz Parque, na 36ª rodada, também foi decisiva para a conquista.
Após um início frustrante de temporada, com vices da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana e campanha abaixo da crítica no Estadual, o Botafogo acertou a contratação de Renato Paiva para comandar o time. A “pressão” de dirigir o atual campeão da América e do Brasileirão nas defesas dos títulos é encarada com naturalidade pelo comandante.
“As cobranças são normais no futebol, no Brasil e em todo lado. O importante é que percebam que há um trabalho que se pode ver. Não é estalar os dedos, só com trabalho e tempo. Ficamos felizes de ver a equipe fazer coisas que trabalhamos. É para isso que treinamos. Olho para o treino de forma fanática, acredito que é o que fará a equipe melhorar. Há um sinal de crescimento que se vê. É um processo gradual, terá altos e baixos. Nós temos que estar preparados para as cobranças. Se feita de forma exigente, educada, cívica, estamos aqui para escutar e melhorar. Não há equipe perfeita. Temos que criar uma casca preparada para isso”, afirmou o treinador português.
Botafogo e Palmeiras se enfrentam no próximo domingo (30), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. Confira todos jogos e a tabela completa do Brasileirão!