O Botafogo viveu uma manhã diferente nesta quinta (20), no Espaço Lonier, no Rio de Janeiro. O clube abriu o CT à imprensa, que pôde acompanhar a atividade sob comando de Renato Paiva na íntegra. Foi a 14ª sessão de treino com a nova comissão técnica, que prepara a equipe para os principais torneios de 2025.
“Normal para nós. Nos lugares onde passamos, gostamos de abrir à imprensa de vez em quando. Abrir à imprensa, mas acima de tudo, é abrir ao torcedor que não pode estar aqui no treino. Há uma curiosidade enorme devido à chegada da nova comissão técnica. É a forma de deixar quem está em casa perceber um pouquinho da dinâmica do trabalho deste grupo extraordinário. Uma entrega fantástica. Quando não é na qualidade, vai na entrega. Foi assim que ganharam os títulos. É muito importante essa ligação. Não podemos nunca cortar o cordão entre a equipe e a torcida”, avaliou Renato Paiva.
O clube também apresentou aos jornalistas a estrutura do Núcleo de Saúde e Perfomance, que engloba área médica, de fisioterapia e de preparação física, e foi inaugurado na última temporada. Confira as imagens no vídeo acima.
A atividade no Espaço Lonier começou com um treino tático, no qual os jogadores trabalharam a pressão na saída de bola e a construção do jogo desde a linha defensiva.
Renato Paiva é adepto do jogo posicional e, após o treino, avaliou o desenvolvimento do trabalho desde 28 de fevereiro, quando iniciou o período como técnico do Botafogo.
“O que esperamos que aconteça é que se veja um Botafogo um bocadinho à imagem do que era já, daquela equipe campeã, com algumas nuances diferentes, quer defensivas quer ofensivas. Uma coisa é certa, eles estão treinando extraordinariamente bem. Hoje fizemos o treino 14, parece muito, mas não é assim tanto, mas para a realidade brasileira é bastante e estamos muito satisfeitos com aquilo que passamos, com aquilo que trabalhamos e com aquilo que já vimos contra o Cruzeiro”, afirmou o português.
O treino desta quinta (20) não teve indicação de titulares ou reservas, com a comissão técnica realizando mudanças nas equipes que se enfrentaram em campo reduzido. Em um segundo momento, a atividade foi voltada para a movimentação ofensiva, resultando em cruzamentos e finalizações.
Bastante ativo, Renato Paiva conta com quase todo elenco à disposição neste momento. O volante Danilo Barbosa, em tratamento de pubalgia, e Marçal, em aprimoramento físico enquanto ajusta detalhes de seu retorno ao elenco, não foram ao campo. Savarino está à disposição da seleção da Venezuela na Data Fifa.
Após o jogo-treino com o Cruzeiro, no último dia 15, o Botafogo enfrenta o Novorizontino neste sábado (22), no Nilton Santos. Depois do amistoso, Renato Paiva terá mais uma semana de treinos com o elenco no Rio de Janeiro até a estreia oficial.
Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo visita o Palmeiras, no dia 30 de março, no Allianz Parque, em São Paulo. A estreia na Libertadores, contra a Universidad de Chile pelo Grupo A, será em 2 de abril, em Santiago.