Após quase duas semanas dedicadas às atividades no CT Lonier, o Botafogo disputará um jogo-treino neste sábado (15), no Nilton Santos, contra o Cruzeiro. Será uma nova etapa no trabalho de Renato Paiva, que terá o elenco completo à disposição neste compromisso. Depois, por conta da Data Fifa, o treinador terá que lidar com desfalque na “pré-temporada”.
Savarino e Bastos, dois potenciais titulares de Paiva, se apresentarão às seleções da Venezuela e da Angola, respectivamente, a partir de domingo (16). O meia e o zagueiro só devem retornar à rotina do Glorioso dias antes da estreia no Brasileirão, contra o Palmeiras, no dia 29 de março.
Bastos, inclusive, não participou de todas sessões de treino desde 4 de março. O zagueiro estava recuperando-se de dores no joelho esquerdo e foi reintegrado aos trabalhos na última semana.
Para 2025, a diretoria trouxe reforços para o setor defensivo. Jair e David Ricardo foram contratados, ocupando as lacunas pelas saídas de Adryelson e Lucas Halter. Barboza segue no clube.
A reestruturação do ataque é um dos desafios de Renato Paiva. Luiz Henrique e Almada, pilares no segundo semestre de 2024, deixaram o Botafogo.
Por outro lado, Artur, Santiago Rodríguez, Rwan Cruz e Elias Manoel, contratados nesta temporada, estão integrados ao grupo e à disposição da nova comissão técnica.
Antes da estreia na Série A, o Glorioso ainda fará um amistoso contra o Coritiba, em 22 de março, no Nilton Santos. Este compromisso, por sua vez, terá presença do público e transmissão.
Renato Paiva é adepto do jogo posicional e chegou ao Glorioso prometendo um futebol ofensivo. Conheça os conceitos do treinador e as características das quais não abrirá mão em seu time.