A breve passagem de Cláudio Caçapa como interino do Botafogo, em 2023, deixou boas lembranças. De volta ao clube como auxiliar técnico permanente, o primeiro desafio de Caçapa será novamente como treinador interino e, após quase duas temporadas, o profissional encontrará um elenco quase “100% novo”.
Entre a saída de Luís Castro e a contratação de Bruno Lage, Caçapa dirigiu o Botafogo em quatro jogos - três pelo Brasileirão e um pela Sul-Americana. Na época, o mérito do interino foi dar sequência ao trabalho do antecessor e entender o ambiente. Assim, conquistou quatro vitórias e manteve o time na liderança do Brasileirão.
De volta ao CT Lonier, Caçapa só reencontrará dois “rostos” daquele período. Os volantes Marlon Freitas e Danilo Barbosa são os únicos remanescentes da temporada de 2023 no Botafogo.
Patrick de Paula é outro jogador do atual elenco que estava no clube em 2023, mas, durante o período sob comando de Caçapa, o volante estava entregue ao departamento médico.
A reformulação do elenco
Após o trabalho interino de Caçapa, o Botafogo “se perdeu” sob comando de Bruno Lage e terminou 2023 em baixa, sob comando de Tiago Nunes, em quinto lugar do Brasileirão.
Na virada para 2024, John Textor iniciou a reformulação do elenco, com mais de 15 saídas. De 2024 para 2025, apesar dos títulos históricos, mais 10 jogadores deixaram o elenco alvinegro.
A busca por um novo treinador
O anúncio da contratação de Cláudio Caçapa não altera o cenário na busca por um novo treinador. John Textor centraliza o processo para encontrar o substituto de Artur Jorge.
Desde janeiro, quando o português rescindiu o contrato para assumir o Al Rayyan, do Catar, uma série de profissionais foram entrevistados por Textor, mas ainda não houve um acordo.