O sucesso de Igor Jesus e o calendário do futebol brasileiro devem impor a Artur Jorge, técnico do Botafogo, um desafio inédito nesta quarta (20): montar o time sem o centroavante no Brasileirão. Titular da Seleção Brasileira, que entra em campo nesta terça, o camisa 99 não deve ficar à disposição para o jogo contra o Atlético, no dia seguinte, pelo Brasileirão
Desde que estreou entrou pelo Glorioso, em 17 de julho, Igor Jesus atuou em todas rodadas da Série A. O atacante rapidamente tomou conta da posição, sendo titular em 12 das 17 partidas. Com cinco gols e uma assistências, o camisa 99 foi decisivo para o Botafogo chegar e manter a liderança da tabela até este momento.
A ausência de Igor Jesus no duelo com o Galo, contudo, ainda não é certa. O centroavante e mais cinco jogadores do Botafogo que foram convocados e disputam as Eliminatórias Sul-Americanas terão as condições de jogo avaliadas individualmente após as partidas de suas seleções.
A logística da Seleção Brasileira, que joga na terça (19) em Salvador, permite que, além do centroavante, Luiz Henrique e Alex Telles se juntem ao grupo em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A Argentina, de Almada, enfrenta o Peru em Buenos Aires. Já a Venezuela, de Savarino, visita o Chile em Santiago. Os dois jogos são na terça (19), às 21h (de Brasília).
Tiquinho Soares vibra com gol marcado pelo Botafogo contra o Criciúma
Tiquinho Soares é o substituto natural
Ao chegar ao Botafogo, em julho, e assumir a titularidade, Igor Jesus não deu mais brechas a Tiquinho Soares, ídolo da torcida e, até então, camisa 9 da equipe de Artur Jorge.
Isso porque o novo camisa 99 não desfalcou o Glorioso, seja por suspensão ou lesão. O técnico só não o utilizou em um jogo: a volta contra o Peñarol, na semifinal da Libertadores.
Nas outras partidas em que optou por preservar Igor Jesus devido à sequência de atuações, Artur Jorge escalou Tiquinho Soares como titular. A fase do camisa 9, contudo, não é positiva.
Reforços caseiros acirram disputa
Nas últimas semanas, Artur Jorge já ganhou “reforços caseiros” que acirram a disputa pelo setor ofensivo. São os casos de Júnior Santos e Eduardo, que recuperaram-se de lesões no segundo semestre e já voltaram a atuar nos últimos jogos.
Como está trabalhando durante a Data Fifa sem Igor Jesus, Almada, Luiz Henrique e Savarino, tanto Júnior Santos quanto Eduardo são alternativas para Artur Jorge, assim como Matheus Martins.