O Barcelona apresentou oficialmente o treinador Hansi Flick nesta quinta-feira (25). O anúncio da contratação havia sido feito em maio. O técnico alemão assinou contrato por duas temporadas. Acompanhado do presidente Joan Laporta, Flick se tornou sócio-torcedor do clube durante o evento de apresentação.
O ex-Bayern de Munique já estava treinando o Barcelona, mesmo sem a apresentação. Ele contou quais foram suas primeiras impressões sobre o clube. “Desde que cheguei vi que é um clube incrível, muito grande, que todos ajudam”, revelou.
Jogadores jovens
Durante a coletiva, Flick revelou gostar de trabalhar com jogadores jovens. O treinador disse estar impressionado com o trabalho das categorias de base do time catalão.
“Nas primeiras semanas, tivemos muitos jogadores de La Masia (categorias de base do Barcelona). Estou muito grato pelo trabalho que fazem com esses jogadores. Tenho visto a qualidade, a intensidade e eles estão sempre muito focados nos treinos, temos jovens jogadores maravilhosos que querem dar tudo por este clube. Temos que criar um ambiente para que estes jovens atinjam o nível mais alto possível na sua carreira. Quero trabalhar para isso”, reforçou.
“Temos feito treinos muito bons com os jovens, também com os jogadores experientes que temos. Os jogadores estão chegando e queremos ver todos eles. Estou muito feliz com o que tenho visto. Queremos desenvolver jovens jogadores. Nosso trabalho é ensinar a eles o que queremos nesta posição”, completou.
Nico Williams
O novo treinador do Barcelona também comentou sobre o interesse do clube em contratar o destaque da Eurocopa, Nico Williams. “Nico? Aprendi a não falar de jogadores que não estão no meu time. Eu me concentro no meu”.
Flick chegou a elogiar o companheiro de Seleção Espanhola de Williams. O jogador Lamine Yamal, do Barça, recebeu um recado do técnico.
“Ele fez um grande trabalho no ano passado, melhorou muito. O que ele fez na Eurocopa foi incrível. Agora é necessário que ele mantenha os pés no chão. Acho que é um grande garoto, conversei com ele quando cheguei. Sei que ele vai nos dar grandes momentos, embora precise melhorar em algumas coisas. Está no caminho certo”, aconselhou o alemão.
Planos de títulos
Hansi Flick também falou sobre as cobranças dos torcedores por títulos. “A Liga Espanhola é uma competição importante, é a competição onde o foco deve ser colocado. Este clube quer sempre vencer e é por isso que estou aqui. Dê-me mais algumas semanas e poderei dar-lhe mais detalhes e precisão, mas obviamente sei que temos que vencer aqui. Esse é o objetivo, está claro”, disse o treinador.
Por fim, o alemão reforçou que a pressão existe, mas que não será um empecilho no time. “É o meu trabalho, sou treinador do Barça e sei o que acontece aqui. Os resultados são importantes, é preciso dar tudo, é preciso jogar bem. Pressão não é problema”, afirmou.
Contratação
O Barcelona anunciou Hansi Flick como substituto de Xavi Hernández. Ex-técnico do Bayern de Munique, onde foi campeão da Bundesliga, do Mundial e da Champions League, Hansi Flick estava desempregado desde setembro do ano passado, quando deixou o comando da Seleção Alemã.