O Bahia conheceu seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025 nesta segunda-feira (17), em sorteio realizado na sede Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai.
Integrante do Grupo F, o Bahia terá, Internacional, Nacional-URU e Atlético Nacional-COL como adversários. Todos já enfrentaram o Esquadrão de Aço em algum momento. Confira abaixo um raio-x de cada rival do Tricolor.
Internacional
A estreia do Bahia na fase de grupos será contra o Internacional, clube que o Tricolor enfrentou em 1989, ano da melhor campanha no torneio. Na fase de grupos, o Esquadrão de Aço venceu, mas nas quartas de final o Colorado levou a melhor no placar agregado.
O Internacional, inclusive, chega embalado após vencer o Campeonato Gaúcho, título que não conquistava desde 2016. O brasileiro Vitinho e o equatoriano Enner Valencia dividem a artilharia da equipe na temporada com cinco gols cada.
Do atual elenco do Internacional, três jogadores já passaram pelo Bahia: o zagueiro Juninho e os volantes Ronaldo e Diego Rosa. Este último, aliás, está emprestado pelo Tricolor ao Colorado.
Nacional-URU
Quarto colocado no Campeonato Uruguaio, o tradicionalíssimo Nacional-URU conquistou a vaga na Copa Libertadores 2025 via liga local. O clube vai disputar o torneio pela 29ª vez consecutiva. Na história, é a agremiação que mais vezes participou (52).
O elenco do Nacional-URU tem peças bem conhecidas do torcedor brasileiro. No meio tem o venezuelano Rómulo Otero, que possui uma cobrança de falta venenosa e no Brasil defendeu Atlético, Corinthians, Fortaleza e Santos.
Já no ataque, o nome mais conhecido é Eduardo Vargas, ídolo da seleção chilena e que já defendeu Atlético e Grêmio no Brasil. Além disso, o artilheiro da equipe é o uruguaio Nico López, ex-Internacional. São cinco gols e uma assistência em seis jogos.
O único confronto entre Bahia e Nacional-URU na história foi em 1997, em um torneio amistoso chamado de Copa Renner. Na ocasião, o clube brasileiro goleou os uruguaios por 4 a 1 e avançou para a final, conquistando o título em cima do Sport, nos pênaltis.
Atlético Nacional-COL
Um dos clubes mais tradicionais da Colômbia, o Atlético Nacional-COL é o maior campeão da liga nacional. Na liga atual, é o vice-líder com um jogo a menos que o líder, Independiente de Medellín.
O nome mais conhecido do elenco do Atlético Nacional-COL é o goleiro Ospina, que foi titular da Seleção Colombiana nas Copas do Mundo de 2014 e 2018. Atualmente com 36 anos, ele tem cinco partidas pelo clube, sofreu apenas dois gols e não perdeu nenhum jogo.
Atlético Nacional-COL e Bahia se enfrentaram nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2013. Cada clube venceu um jogo por 1 a 0 e a decisão da vaga foi nos pênaltis, com os colombianos passando de fase.