Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Por agressão, titular do Bahia é punido com 4 jogos de suspensão na Série A

Santiago Arias, lateral-direito do Esquadrão, foi condenado pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD nessa segunda-feira (11)

Matéria atualizada às 16h59 (de Brasília) do dia 12 de novembro

Titular do Bahia, o lateral-direito Santiago Arias foi punido, nessa segunda-feira (11), com quatro jogos de suspensão na Série A do Campeonato Brasileiro. A decisão é da 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Cabe recurso.

A condenação ocorreu por causa da agressão que o jogador cometeu contra o atacante Michael, do Flamengo, na partida entre as equipes, válida pela 29ª rodada do Brasileirão. Os times se enfrentaram no dia 5 de outubro, um sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Aos 55 minutos do segundo tempo, Arias desferiu um soco no atacante do Rubro-Negro carioca dentro da área. Após consulta ao VAR, o árbitro do confronto, Rafael Rodrigo Klein, aplicou o cartão vermelho ao jogador do Esquadrão e marcou pênalti. O Flamengo, que converteu a infração em gol, venceu por 2 a 0.

O lateral colombiano foi enquadrado no Artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”. A pena prevista é de quatro a 12 partidas. Arias, portanto, recebeu a pena mínima.

Leia também

O que diz a súmula

Na súmula da partida, Rafael Rodrigo Klein explicou a expulsão de Arias. “Por golpear com uso de força excessiva o rosto do atleta adversário de camisa número 30, o senhor Michael Richard Delgado de Oliveira, fora da disputa de bola. Informo que o atleta atingido não necessitou de atendimento médico”, escreveu.

Bahia sem Arias?

O Bahia informou à reportagem da Itatiaia, nessa terça-feira (12), que irá recorrer.

Caso a punição se confirme, Arias cumprirá mais três jogos de suspensão - já que um foi cumprido de forma automática. Dessa forma, ele ficará de fora dos duelos contra Palmeiras (em casa), Athletico-PR (em casa) e Cuiabá (fora).

Neste cenário, a tendência é que o técnico Rogério Ceni escale Gilberto, o reserva imediato, como titular. Atualmente, Arias está na Seleção da Colômbia para disputar os dois próximos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais