Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Brasileirão: Bahia amarga retrospecto que beira o Z4 nas últimas 10 rodadas

Com apenas oito pontos conquistados no período, Esquadrão perdeu a sétima posição para o Cruzeiro

A derrota para o Juventude no último sábado (9), pela Série A do Campeonato Brasileiro, agravou a crise do Bahia. Há cinco jogos sem vencer, o time tricolor perdeu a sétima posição do certame e, com isso, saiu da zona de classificação para a Libertadores do ano que vem. Neste momento, o clube é o oitavo colocado, com 46 pontos.

Aliás, o momento é ruim já há algum tempo. Nas últimas 10 rodadas, o Esquadrão de Aço registrou uma campanha que beira a zona de rebaixamento da competição. São duas vitórias, dois empates e seis derrotas, com 8 pontos conquistados e 26,6% de aproveitamento.

O Tricolor tem apenas a 16ª melhor campanha do certame no período. Juventude e RB Bragantino, que também fizeram oito pontos, perdem para o clube baiano em critérios de desempate (saldo de gols e número de vitórias, respectivamente). Apenas Criciúma (6 pontos) e Athletico-PR (5), portanto, pontuaram menos nesse recorte.

Torcida pelo G8?

Com o título do Flamengo na Copa do Brasil, o “G6" do Brasileirão tornou-se oficialmente “G7". O fato coincidiu justamente com a saída do Bahia da sétima colocação.

Para que a oitava posição também garanta uma vaga na Libertadores, o Esquadrão terá de “torcer” por um título do Botafogo sobre o Atlético no torneio continental deste ano. Os alvinegros se enfrentarão no dia 30 novembro, um sábado, às 17h (de Brasília), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (ARG).

Para o técnico Rogério Ceni, no entanto, o objetivo tem que ser ficar em 7º, lugar que hoje é ocupado pelo Cruzeiro.

“Temos que viver a realidade de jogar o nosso campeonato, que agora é o campeonato do Cruzeiro, que nos tomou a posição hoje. Restam cinco rodadas para alcançar o que almejamos. Caímos muito de produção no segundo turno, mas, com todas as dificuldades, ainda temos tempo. São três jogos em casa para nos superarmos e entregarmos um bom futebol”, afirmou o comandante, no último sábado (9).

Sequência final

Nas últimas cinco rodadas, o Bahia enfrentará os seguintes adversários: Palmeiras (em casa), Athletico-PR (em casa), Cuiabá (fora), Corinthians (fora) e Atlético-GO (em casa). O duelo contra o Verdão será no dia 20 de novembro (quarta-feira), às 18h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Leia também

Classificação das últimas 10 rodadas*

  1. Internacional - 28 pontos
  2. Palmeiras - 23 pontos
  3. Botafogo - 22 pontos
  4. Corinthians - 19 pontos
  5. São Paulo - 19 pontos
  6. Fortaleza - 18 pontos
  7. Flamengo - 16 pontos
  8. Vitória - 16 pontos
  9. Grêmio - 15 pontos
  10. Fluminense - 13 pontos
  11. Vasco - 12 pontos
  12. Atlético-GO - 11 pontos
  13. Cuiabá - 10 pontos
  14. Cruzeiro - 9 pontos
  15. Atlético - 8 pontos
  16. Bahia - 8 pontos
  17. Juventude - 8 pontos
  18. RB Bragantino - 8 pontos
  19. Criciúma - 6 pontos
  20. Athletico-PR - 5 pontos

*Atlético e Flamengo ainda jogarão pela 33ª rodada, portanto os dois entraram na conta com apenas 9 jogos disputados


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais