Ouvindo...

Times

Everton Ribeiro se destaca com desarmes pelo Bahia e supera números de 2023

Meia tricolor já tem 16 desarmes no Brasileirão de 2024; na edição do ano passado inteira, pelo Flamengo, teve 15

O meia Everton Ribeiro tem mostrado uma “nova faceta” no Bahia. Conhecido por sua criatividade ofensiva, seja para marcar gols ou dar assistências, o veterano de 35 anos tem se destacado também na parte defensiva.

De acordo com dados do Footstats, o jogador já tem 16 desarmes certos em 11 jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. Ele lidera a estatística entre jogadores do Esquadrão e está em 8º lugar entre atletas dos 20 clubes que disputam a competição.

À frente de Everton, estão apenas Juninho Capixaba, do RB Bragantino (21 desarmes), William, do Cruzeiro (19), Gregore, do Botafogo (17), Wellington, do São Paulo (17), Saravia, do Atlético (17), Caíque Gonçalves, do Juventude (17) e Lucas Barbosa, do Juventude (17).

Empatados com o meia do Bahia, com 16 desarmes, estão Hércules, do Fortaleza, e Rhaldney, do Atlético-GO. O detalhe é que Everton Ribeiro acertou 94,12% dos desarmes que tentou - errou apenas um.

Números superiores a 2023

Para se ter uma ideia, durante todo o Campeonato Brasileiro de 2023, pelo Flamengo, em 30 jogos disputados, ele desarmou seus adversários em apenas 15 oportunidades. Ou seja, com pouco mais de um terço dos jogos neste ano, já superou a própria marca.

Em entrevista coletiva recente, o técnico Rogério Ceni já fez questão de exaltar o compromisso dos jogadores mais técnicos do elenco na hora de defender.

“O que mais evoluímos foi o sistema de marcação. Eu acho que até houve um decréscimo em oportunidades de gol e chances criadas, mas houve uma evolução de entrega de caras que são diferentes tecnicamente, mas que se sujeitam a marcar. O fator determinante é a entrega deles”, disse o comandante, após a vitória sobre o Fortaleza, na oitava rodada.

Bahia no topo

Após 11 jogos, o Bahia ocupa a terceira colocação do Brasileirão, com 21 pontos, e já ultrapassou a campanha do primeiro turno do ano passado, quando marcou 18. Apenas Flamengo, com 24 pontos, e Palmeiras, com 23, estão à frente na tabela de classificação.

Neste domingo (23), contra o Cruzeiro, mesmo entrando apenas no segundo tempo, Everton Ribeiro foi peça importante para que o ataque tricolor fluísse e construísse a goleada por 4 a 1, na Arena Fonte Nova.

Em 2024, o meia tem 31 jogos com a camisa do Esquadrão, quatro gols e seis assistências. É o mesmo número de participação em gols (10) que ele teve na última temporada.

“Me encontrei aqui, estou muito feliz, uma equipe que me ajuda muito, jogadores de qualidade que querem vencer também. Tento fazer o meu melhor, treino diariamente para estar evoluindo, tem dado certo, tenho consigo ajudar a equipe e espero manter isso por muito tempo”, disse Everton, em entrevista coletiva recente.

Próximo jogo

A equipe treinada por Rogério Ceni volta a campo contra o Vasco, na próxima quarta-feira (26), às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). A partida valerá pela 12ª rodada do Brasileiro.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais