Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: Hulk supera ídolo do Cruzeiro e atinge marca histórica com artilharia do Mineiro

Capitaneado pelo atacante, o Galo conquistou, neste sábado (15), o hexacampeonato consecutivo no Estadual

Principal jogador do Atlético nas últimas quatro temporadas, o atacante Hulk alcançou, no Campeonato Mineiro de 2025, mais uma marca histórica com a camisa alvinegra. Com sete gols marcados na competição, o camisa 7 do Galo se sagrou artilheiro do torneio pelo quarto ano seguido.

O feito faz com que Hulk se isole no quesito artilharias consecutivas na história do Campeonato Mineiro, desde o início da Era do Profissionalismo, em 1933.

O ídolo atleticano estava empatado com Tostão, maior artilheiro da história do Cruzeiro e goleador máximo do Mineiro em 1966, 1967 e 1968. Antes desta temporada, Hulk já havia sido artilheiro do torneio em 2022, 2023 e 2024.

Ao todo, Hulk coleciona números impressionantes no Campeonato Mineiro. Desde a estreia na competição, quando chegou ao Atlético, em 2021, o atacante soma cinco títulos, 47 partidas disputadas e 37 gols marcados no torneio estadual.

Artilheiros no amadorismo

O recordista de artilharias seguidas do Campeonato Mineiro é o ex-americano Britto, que foi goleador do Estadual, ainda na Era do Amadorismo, entre 1916 e 1920, somando cinco temporadas consecutivas. Isso foi na sequência do decacampeonato do Coelho na competição, entre 1916 e 1925.

Ainda nessa época, outro jogador decretou uma marca expressiva. Ninão, o primeiro grande ídolo da história cruzeirense, mas que brilhou com a camisa tricolor do Palestra Itália, nome que o clube do Barro Preto carregou até 1942.

No tricampeonato palestrino entre 1928 e 1930, ele foi sempre o artilheiro da competição e com números impressionantes. Foram 43 bolas na rede em 1928, maior marca alcançada numa edição de Campeonato Mineiro e praticamente impossível de ser batida, mais 33 em 1929, e outros 18 em 1930. Logo depois ele se transferiu para a Lazio, da Itália.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais