Nos últimos anos, o Atlético trabalha dentro da Cidade do Galo com um grupo especializado em avaliações de jogadores no mercado da bola. O Ciga (Centro de Informação do Galo) indica atletas com as características necessárias para incorporar o elenco da equipe.
Um deles foi o zagueiro Lyanco. De acordo com Rubens Menin, investidor da SAF alvinegra, o nome do defensor foi levado ao diretor de futebol Victor Bagy após avaliação criteriosa do Ciga.
“Vou dar um exemplo do Lyanco, que veio. O CIGA monitora o Lyanco, tinha tudo sobre ele. Aí fica mais fácil para o cara trabalhar, para o Victor. O CIGA coloca alguns jogadores, e a gente trouxe o Lyanco. A gente pode errar com o CIGA, mas a gente acerta muito mais. As contratações do Atlético são muito assertivas”, disse Menin à ESPN.
Menin afirmou que o técnico Gabriel Milito ficou ‘encantado’ com o Ciga. De acordo com o investidor, o treinador conheceu de perto o funcionamento durante a negociação para chegar ao Galo, no fim de março.
“O Atlético evoluiu muito. O CIGA é um negócio sensacional. Quando a gente foi à Argentina conversar com o Milito e mostramos o CIGA, ele não acreditou no que tinha visto: ‘Que coisa maravilhosa’. O CIGA dá ao profissional do Atlético uma capacidade de trabalho muito grande”, completou.
Nesta janela de transferências, além de Lyanco, o Atlético contratou o zagueiro Junior Alonso e o meio-campista Fausto Vera. O meia-atacante Bernard também chegou ao clube, mas ele assinou com o Alvinegro no início do ano.