“Entrega e superação”. Para o volante Otávio, esta será a fórmula do Atlético para vencer o Cruzeiro neste sábado (3). Na Arena MRV, as equipe se enfrentam, a partir das 19h30 (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Para o Galo, o duelo terá sabor especial e clima de revanche. No ano passado, pelo Brasileirão, a equipe celeste levou a melhor no primeiro clássico do estádio e venceu por 1 a 0.
Entrevistado nesta sexta-feira (1), na Cidade do Galo, o meio-campista de 29 anos falou sobre o desafio deste fim de semana. Assim como o técnico Luiz Felipe Scolari, ele acredita que a partida poderia ter sido marcada mais para frente, pois os dois times continuam em calendário de pré-temporada. Contudo, destaca que será preciso superar a questão física para fazer uma grande exibição para a torcida.
"É uma semana importantíssima para nós, de muito trabalho. Desde a vitória contra o Democrata já nos concentramos totalmente durante a semana para fazer um grande jogo e conseguir um grande resultado, que será muito importante para nossa sequência. Vencer o primeiro clássico do ano é muito importante”, destacou o volante.
“Até comentamos que os clássicos são colocados mais para frente, quando as equipes estão mais condicionadas fisicamente. Mas quando se fala de clássico tem que ter superação e entrega dos atletas do primeiro ao último minuto. Sem dúvida não estamos no nosso melhor momento físico, mas sabemos da importância do jogo. A motivação, a concentração, a técnica e a tática precisam estar envolvidos. Com o calor do jogo é preciso superar todos os detalhes. É o primeiro ano que faço um clássico no início da temporada, mas tenho certeza que estaremos empenhados para fazer um grande jogo”, acrescentou.
Felipão sobre ‘clássico precoce’
Após a vitória por 4 a 0 sobre o Democrata, de Governador Valares, Felipão comentou sobre o duelo com o rival Cruzeiro logo na terceira rodada. Para ele, uma marcação precoce, principalmente pelo tempo de trabalho desde o retorno das férias, em 8 de janeiro.
“Não acho que ajuda. Acho que prejudica. Para seguir nosso trabalho normal, com a sequência que temos com grupo, com preparação física e da fisiologia, é muito mais interessante se não tivesse um clássico. Esse tipo de jogo envolve coisas extracampo que a gente não domina. Vamos fazer o clássico dentro do que projetamos, sem mudar nada. Vamos acrescentar A ou B na equipe dentro do programado, independentemente se for ou não clássico”, disse Scolari.
“Vamos evoluir, mas não será de um dia para o outro. Fizemos 12 treinos e é muito pouco. Temos que seguir o que nos foi passado pelo departamento de fisiologia, até para extrairmos mais dos nossos atletas, em relação ao ano passado, nos termos físicos e técnicos. Estou devagar com eles e vou esperar até o momento certo para ser o chato. Por enquanto não estou sendo”, foi além.
Campanha das equipes no Mineiro 2024
O Atlético iniciou o Campeonato Mineiro com tropeço, fora de casa. Em Patrocínio, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari perdeu por 2 a 1 para o Patrocinense. Em casa, o time se reabilitou e derrotou o Democrata, de Governador Valadares, por 4 a 0.
O Cruzeiro, por sua vez, estreou em 2024 com vitória por 2 a 1 sobre o Villa Nova, em Nova Lima. Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o time do argentino Nicolás Larcamón acabou empatando por 1 a 1 com o Athletic, de São João del-Rei.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.