Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

No Atlético, Scarpa tenta repetir craques que brilharam com a camisa 6

Ser convocado para o primeiro jogo oficial pela Seleção é um dos objetivos do meia Gustavo Scarpa, único reforço anunciado pelo Atlético para 2024

Gustavo Scarpa usará a camisa 6 do Atlético

Gustavo Scarpa usará a camisa 6 do Atlético

Pedro Souza / Atletico

Apresentado oficialmente nesta segunda-feira (15), na Arena MRV, o jogador de 30 anos escolheu vestir a camisa 6 e seguirá exemplo de craques do futebol mundial que brilharam com o número em clubes e seleções.

Apesar de não atuar como lateral-esquerdo, posição em que a “meia dúzia” tradicionalmente figura, Scarpa optou pela numeração se espelhando nos espanhóis Xavi e Iniesta, no brasileiro Didi e em outros atletas que seguiram o mesmo caminho no passado.

Andrés Iniesta, que usava a 8 no Barcelona, ficou marcado com a camisa 6 na Copa do Mundo de 2010, que findou com o inédito título da “Fúria”.

Atual comandante do Barça, Xavi Hernández foi o dono da numeração durante 14 temporadas. Com ela, o ex-meio-campista conquistou inúmeros títulos e se tornou ídolo no clube catalão.

Didi e o Mundial

No Brasil, o primeiro a usar a camisa 6 como meia e a marcar o nome na história foi Waldir Pereira, o “Didi”.

Em 1958, o “Folga Seca” brilhou na Copa do Mundo da Suécia e, quatro anos depois, deu a segunda volta olímpica na competição de seleções mais cobiçada do planeta, na edição com sede no Chile.

Estreia do Atlético em 2024

O Atlético estreia em 2024 no duelo contra o Patrocinense, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, marcado para 24 de janeiro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).

Quatro dias depois, o time comandado por Luiz Felipe Scolari estreia em casa. Na Arena MRV, o desafio será contra o Democrata, de Governador Valadares.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leia mais