Precisando de um bom resultado para não sair do grupo que se classifica para a próxima edição da Copa Libertadores, o Atlético fez o dever de casa e venceu o Juventude por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (27), no Mineirão. Jogando diante do torcedor, o Galo dominou as ações da partida, mas perdeu chances de aumentar o placar e correu riscos contra o pior time do torneio.
O único gol do confronto foi anotado aos 11 minutos do primeiro tempo por Dodô, que marcou o segundo dele desde que chegou ao clube alvinegro. Na segunda etapa, Nacho Fernández sofreu penalidade, mas desperdiçou a oportunidade. O argentino ainda levou o terceiro cartão amarelo e se tornou um desfalque para o confronto direto com o São Paulo.
A vitória sobre o Juventude foi fundamental para o Atlético na tabela de classificação do Brasileirão. Lutando por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o Galo chega aos 51 pontos e permanece na sétima colocação. Se fosse derrotado, o time comandado por Cuca seria ultrapassado por Fortaleza e São Paulo, que venceram na rodada.
Do lado gaúcho, a derrota em Belo Horizonte significa o rebaixamento para a Série B na próxima temporada. Pior time do campeonato, a equipe de Caxias do Sul só tem 21 pontos e é o lanterna da competição.
Na próxima rodada, o Atlético viaja até a capital paulista para enfrentar o São Paulo, que tem um ponto a menos e está colado na oitava colocação. Neste momento, por conta dos títulos do Flamengo na Copa do Brasil e de um brasileiro na Copa Libertadores, é provável que os oito primeiros colocados se classifiquem para a Copa Libertadores. A partida será nesta terça-feira (1º), às 21h30.
Atlético 1 x 0 Juventude
Atlético: Everson, Guga, Jemerson, Junior Alonso e Dodô, Allan, Jair (Otávio) e Nacho (Calebe); Pavón (Vargas), Sasha (Kardec) e Keno (Zaracho). Técnico: Cuca
Juventude: César; Paulo Henrique, Thalisson, Paulo Miranda e Rodrigo Soares; Élton (Jean), Jadson e Yuri Lima (Ruan); Chico Kim (Bruno Nazário), Capixaba (Rafinha) e Isidro Pitta (Óscar Ruíz). Técnico: Lucas Zanella
Gols: Dodô (11'1T)
Cartões amarelos: Nacho Fernández, Alonso ///// Jean
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: quinta-feira, 27 de outubro
Horário: 19h30
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Fernanda Kruger (MT)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)