Com a vitória por 2 a 1 sobre o Londrina neste domingo (5), o Athletic confirmou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. O jogo disputado na Arena Sicredi, em São João del-Rei, coroou mais uma boa campanha do time alvinegro.
O Esquadrão de Aço chegou aos 10 pontos e à primeira posição do grupo C da segunda fase da Série C. Além do acesso, a equipe disputará a final da competição com o Volta Redonda.
Fundado em 1909, o Athletic paralisou suas atividades profissionais em 1969. Foram muitos anos de atuação apenas no cenário amador até que o clube decidiu retomar sua atuação no futebol amador, em 2018. Em apenas seis anos desde o retorno, a equipe do Campo das Vertentes atingiu grandes objetivos com rapidez.
Retorno ao futebol profissional e crescente no Campeonato Mineiro
O Athletic voltou a jogar competições profissionais no futebol em 2018. A equipe entrou na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, equivalente à terceira divisão do futebol estadual.
Logo no primeiro ano, o primeiro triunfo. A equipe conquistou o acesso ao Módulo II e foi vice-campeã da Segunda Divisão, após derrota para o Coimbra na final.
Depois, em 2020, mais um acesso. Após não conseguir se classificar em 2019, o Athletic subiu no Módulo II ao empatar com o Betim, na Arena Vera Cruz, e conquistou volta à primeira divisão do Campeonato Mineiro.
Grandes contratações e brilho na elite mineira
O Athletic anunciou a contratação de Loco Abreu, em 2020, para marcar seu retorno à primeira divisão. A campanha foi bem sucedida e o time conseguiu permanecer na elite.
Logo no ano seguinte, mais um grande reforço: Ricardo Oliveira. Desta vez, o Esquadrão conseguiu chegar à semifinal e, de quebra, se classificou à Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Sassá, ex-Cruzeiro e Botafogo, foi a grande estrela de 2023.
SAF bem sucedida
O sucesso do Athletic passa pela boa gestão. A chegada da SAF, no fim de 2021, potencializou isso. O clube vendeu das ações 49% da associação para a empresa V2 Participações, dos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira.
Em novembro de 2022, 90% das ações foram negociadas com a empresa FutBraz. Após seguidas vendas, o quadro acionário do clube atualmente é composto por Futbraz (59,5%), investidores italianos (21,5%), Construtora Felipão (7%), Família Lago de Minas (7%) e Associação (5%).
Além do legado positivo dentro de campo, a gestão da SAF tem oferecido uma evolução na estrutura física do Athletic, desde o estádio até o centro de treinamento.
Acessos consecutivos rumo à Série B
Depois dos acessos no cenário estadual, o Esquadrão passou a acumular subidas no futebol nacional. Em 2023, o Athletic subiu na Série D ao eliminar o Bahia de Feira-BA, no Mineirão.
Um ano depois, a equipe mineira novamente fez história, subiu na Série C e jogará a Segunda Divisão de forma inédita em 2025.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte