Ouvindo...

Retorno de Lisca ao América tem menor aproveitamento, mas posição melhor na Série B

Comandante chegou à sexta partida no retorno ao Coelho, com direito a defesa mais vazada e ataque mais efetivo na comparação com 2020

Na derrota do América para o CRB no domingo (29), pela Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Lisca completou o sexto jogo desde o retorno ao Coelho. Essa segunda passagem, curiosamente, começa com melhor posição na tabela da competição, apesar de aproveitamento abaixo no comparativo com o desempenho em 2020.

Leia também

A primeira passagem do técnico teve início em fevereiro daquele ano, ainda no Campeonato Mineiro. Seis meses depois, o América começou a jornada na Série B e teve 61,1% de aproveitamento nas seis primeiras rodadas.

Em 2024, já na segunda passagem, os seis primeiros jogos de Lisca no Coelho correspondem a 50% de aproveitamento. A principal diferença, entretanto, está na posição do time na tabela.

Em 2020, a equipe americana terminou a 6ª rodada em 7º. Em 2024, considerando apenas os seis últimos jogos, os comandados de Lisca são donos da 5ª melhor campanha, atrás apenas de Chapecoense, Ceará, Sport, Santos e Novorizontino. Na tabela geral, entretanto, o América também é 7º.

Outra diferença entre os dois recortes está no saldo de gols. Nas seis primeiras rodadas de 2020, foram seis gols marcados pelo América e quatro gols sofridos - saldo de dois gols. Nesses seis jogos desde o retorno, o time de Lisca balançou a rede nove vezes, mas foi vazado em cinco oportunidades - saldo de quatro gols.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, chegar aos 64 pontos dá 99% de chance de acesso à Série A. Como o América soma 44 pontos, são necessários mais 20 pontos dos 27 em disputa.

Lisca precisa de 74% de aproveitamento na reta final da Série B, enquanto os seis primeiros jogos tiveram apenas 50% dos pontos conquistados. O time está três pontos atrás do G4, mas por ter menor número de vitórias, precisa de ao menos duas rodadas para entrar no grupo que garante o acesso. O próximo desafio será na sexta (4), diante do Coritiba, no Independência.

Os 6 primeiros jogos de Lisca no América pela Série B 2020

  • 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota
  • 6 gols marcados
  • 4 gols sofridos
  • 7ª posição na tabela após a 6ª rodada
  • Aproveitamento: 61,1%

Os 6 primeiros jogos de Lisca no América pela Série B 2024

  • 3 vitórias e 3 derrotas
  • 9 gols marcados
  • 5 gols sofridos
  • 5ª posição na tabela (considerando apenas as últimas seis rodadas)
  • Aproveitamento: 50%

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais