Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

América marca no fim e vence Tombense; equipes vão à semifinal do Mineiro

Ambas as equipes entraram em campo já classificadas para as disputas da próxima fase do estadual

Neste sábado (2), o América venceu o Tombense por 1 a 0 em partida válida pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. No Estádio Almeidão, em Tombos, o Coelho afirmou a sua vaga nas semifinais do Estadual com gol de Benítez, marcado aos 44 minutos da etapa final.

Com seis alterações na escalação, o técnico Cauan de Almeida apostou na mais uma vez na base americana. Rodrigo Varanda e Renato Marques se destacaram em um jogo de muitas finalizações pelo lado alviverde, mas que faltou o capricho no passe final. Quem carimbou de vez o passaporte do Coelho rumo às semis foi o experiente Benítez, com um golaço de fora da área. Do outro lado, o Gavião Carcará, jogando no contra-ataque, teve menos oportunidades e pouco assustou o goleiro Dalberson.

Com o resultado, o América, líder do Grupo C, chega a 18 pontos e segue como dono da segunda melhor campanha da competição. Terá pela frente mais um clássico contra o Atlético na sequência do Campeonato Mineiro. O time alviverde tem a vantagem de decidir em casa no segundo jogo e ainda poderá empatar nos dois jogos e se classificar à grande final.

Já o Tombense, por sua vez, fechou a primeira fase do torneio com 15 pontos e em segundo lugar do Grupo A, atrás do Cruzeiro que somou 19 pontos. O Gavião Carcará assegurou o quarto lugar geral da competição e enfrentará a Raposa nas semis. A primeira partida entre os dois times será em Tombos, enquanto o confronto de volta será em Belo Horizonte, com mando celeste.

As semifinais estão programadas para os dias 9 e 16 de março, com mais detalhes a serem definidos pela Federação Mineira de Futebol.

O jogo

O América iniciou a partida criando oportunidades que assustaram a defesa adversária. Rodrigo Varanda teve chances de abrir o placar logo nos primeiros minutos, mas errou o alvo em todas elas. O Gavião Carcará, jogando no contra-ataque, pouco chegou ao seu campo de ataque. Com a maior posse de bola da partida, a equipe americana continuou pressionando o time da casa. Renato Marques e Rodriguinho por pouco não abriram o placar.

A segunda etapa em Tombos começou com o Gavião Carcará tentando encontrar o caminho do gol. A jogada foi contida pelo zagueiro Éder, do América, que recebeu cartão amarelo. O lance foi revisado pelo VAR, que indicou uma cotovelada do defensor, passível para cartão vermelho, mas a decisão do árbitro de campo foi mantida. O jogo seguiu mais amarrado, com menos movimentações e a equipe de Cauan de Almeida caiu no ritmo de jogo. O América seguiu tentando abrir o placar com Rodriguinho, aos 12 minutos, em uma boa cobrança de falta, defendida por Felipe Garcia. Foi somente nos minutos finais que surgiu a solução americana. Benítez saiu do banco de reservas e marcou um golaço de fora da área.

Tombense 0 x 1 América

Tombense

Felipe Garcia; Iury Nascimento (Peterson, 46min do 2ºT), Wesley, Zé Vitor, Rickson, Manoel, Silas (Vitinho, 19min 2ºT), Denner (Djalma, 48min do 2ºT), Igor Bahia (Gustavo Bahia, 29min do 2ºT), Rafinha e Felipinho (Jefferson Renan, 19min do 2ºT). Técnico: Raul Cabral

América

Dalberson; Daniel Borges, Éder, Pedro Barcelos e Marlon; Alê, Rodriguinho (Yago Santos, 22min do 2ºT) e Moisés (Benítez, 11min do 2ºT); Matheusinho (Gustavinho, 22min do 2ºT), Rodrigo Varanda (Brenner, 34min do 2ºT) e Renato Marques (Adyson, 11min do 2ºT). Técnico: Cauan de Almeida

Gols: Benítez (44min do 2ºT)

Cartões amarelos: Pedro Barcelos, aos 14min do 1°T; Rodriguinho, aos 38min do 1°T; Éder, aos 03min do 2ºT (América); Manoel, aos 47min do 1°T; Djalma, aos 10min do 2ºT (Tombense)

Data e horário: sábado, 2 de março de 2024, às 16h30 (de Brasília)

Local: Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos-MG

Motivo: 8ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima

Assistentes: Magno Arantes Lira e Weyder Marques Borges

VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Transmissão: Sportv e Premiere (canais por assinatura). A Itatiaia também transmitiu no rádio (95.7 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e 610 AM, somente no primeiro tempo) e com imagens da jornada esportiva no YouTube

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Ana Luiza Pereira é jornalista em formação pela PUC Minas. Com passagens por TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas, dedica-se à cobertura esportiva e integra o time do Itatiaia Esporte.
Leia mais