Os principais clubes brasileiros pediram apoio do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, à eleição para a presidência do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) do atual vice-presidente administrativo da entidade, Luiz Felipe Bulus.
Foram 23 assinaturas no ofício, com 19 clubes da
O presidente do STJD é definido por eleição, onde votam os nove membros indicados ao Pleno por clubes, pela CBF, por entidades de atletas e de árbitros e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Bulus é o único da atual composição do Pleno que foi mantido e os clubes entendem ser o melhor nome para comandar o tribunal. A eleição deve ocorrer em julho para um mandato de dois anos.
Em nota, os 23 clubes ressaltaram que a indicação foi feita na condição de “protagonistas do espetáculo e maiores interessados no bom funcionamento do STJD”. Acrescentaram que seu indicado reúne critérios técnicos, de antiguidade e de merecimento no tribunal.
O ofício foi enviado com cópia para a OAB, para a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais) e para a Abrafut (Associação de Árbitros de Futebol do Brasil), que também indicam membros ao Pleno.
Residente em Brasília há 43 anos, Luiz Felipe Bulus está há 12 no STJD. Ele foi auditor da 1ª Comissão Disciplinar (2012-2016), Presidente da 4ª Comissão Disciplinar (2016-2020) e integrou a comissão de juristas do Senado Federal responsável pela elaboração do anteprojeto da Lei Geral do Esporte (2015-2016).
Ao assumir a vice-presidência administrativa, em julho de 2023, disse em entrevista ao Conjur que a prioridade do tribunal precisava ser a manutenção do combate ao racismo, à homofobia e à manipulação de resultados.
O atual presidente é José Perdiz, que atuou com interventor da CBF no fim de 2023, quando a Justiça comum afastou Ednaldo Rodrigues por entender que houve problemas na eleição do antecessor dele, Rogério Caboclo. O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, por meio de liminar, que Ednaldo fosse reconduzido à entidade, até que o plenário analisasse o caso, o que ainda não aconteceu.
Clubes que assinaram o ofício:
- América
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Atlético
- Bahia
- Botafogo
- Ceará
- Corinthians
- Coritiba
- Criciúma
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Fluminense
- Flamengo
- Fortaleza
- Grêmio
- Internacional
- Juventude
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- São Paulo
- Vasco da Gama
- Vila Nova