Membros do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro se reuniram nesta sexta-feira (12) para um debate voltado ao futebol de base brasileiro. O encontro foi realizado no CT do Palmeiras, em São Paulo.
O grupo é formado por 46 clubes, que são representados por cada um de seus dirigentes das categorias de base.
Conforme apurou o
“O MCFFB realiza 4 encontros e este foi o primeiro do ano, o próximo acontecerá durante a Copa Nike, o seguinte on-line e o quarto e último durante a Copa Atlântico”, afirmou Carlos Brazil, atual presidente do MCFFB.
Veja alguns dos temas debatidos
- Alteração do regimento interno e participação das equipes com CFF na Copa SP
- Homologação por parte do MCFFB em competições de base;
- Competições organizadas pela CBF, calendário, formato de competições;
- Comprometimento ético com o não aliciamento de atletas;
Criação do MCFFB
“O MCFFB (Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro) foi criado por um grupo de gestores da base em 2011/2012 com o intuito de unir os clubes em um movimento de melhorias no futebol de base”, explicou Carlos.
“Não somente para criar respeito entre os clubes na questão de jogadores não protegidos pela Lei, mas também para que todos os processos dentro dos clubes funcionassem melhor, além da melhoria das competições nacionais, com o intuito de fomentar e fortalecer o futebol brasileiro em sua formação de jogadores”, completou.
O presidente do movimento ainda ressaltou a boa relação mantida com a CBF e com as demais Federações Estaduais.
“O MCFFB tem sido respeitado pelos clubes e seus dirigentes, assim como pela CBF e Federações Estaduais, que têm procurado escutar e atender aos anseios dos clubes. Após 12 anos o MCFFB está consolidado como uma associação importante dentro desse contexto”, defendeu.
Mesmo com os avanços, Carlos defendeu que há muito trabalho a ser realizado. “Sabemos que ainda muito necessita ser feito e estamos trabalhando nesse processo de melhoria contínua de nossa formação”, finalizou.