Ouvindo...

Campeonato Mineiro de 2025 terá presença inédita de clubes; veja quem são

Equipes da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Zona da Mata disputarão o Módulo I pela primeira vez na história

A edição de 2025 do Campeonato Mineiro terá novidades entre seus participantes. Betim e Aymorés se classificaram à final do Módulo II e, consequentemente, conquistaram o acesso à elite do futebol de Minas Gerais. Esta será a primeira vez que ambos os clubes irão participar da primeira divisão do torneio.

O time da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi o primeiro a atingir o feito nesta quarta-feira (24). Com o empate por 2 a 2 diante da URT, de Patos de Minas, na Arena Vera Cruz, o Betim garantiu o primeiro lugar de sua chave no Triangular Semifinal.

Já o Aymorés carimbou o seu passaporte rumo à primeira divisão e à final do Módulo II sem sequer entrar em campo. O time de Ubá dependia do tropeço do North, de Montes Claros, que enfrentou o Mamoré, de Patos de Minas. O MOC teria que vencer o seu adversário por três gols de diferença, porém o jogo terminou em um empate por 0 a 0.

Tradição e nova geração se encontrarão na elite

O Aymorés, clube da Zona da Mata mineira, é um dos mais tradicionais do estado e vive hoje um momento de ascensão. O clube retornou às atividades no futebol profissional em 2020, após 26 anos. Na temporada em questão, o clube fundado em 1926 conquistou o título da terceira divisão e esteve no Módulo II por quatro temporadas.

Vale destacar que, atualmente, o clube vive uma transição de associação para Sociedade Anônima do Futebol. No comando do projeto estão Mancini, ex-jogador do Atlético, Roma e Inter de Milão, Wellington Paulo, que jogou por Athletico-PR e América, e Dênis, que atuou pelo Botafogo, Grêmio e também no Coelho.

Os anos de 2021 e 2022 foram de tensão para o Aymorés que lutou contra o rebaixamento. Já em 2023, o Azulão por pouco não conseguiu o acesso, feito que foi finalmente alcançado pelo clube nesta temporada.

Do outro lado, o Betim representa uma nova geração do futebol mineiro. O clube fundado em 2019, gerido pela Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH), tornou-se o “Betim Futebol” e ampliou o trabalho que anteriormente era feito apenas nas categorias de base.

Após sagrar-se vice-campeão da Segunda Divisão no seu ano de fundação, o Time da Cidade permaneceu no Módulo II por quatro anos. Em 2020, ficou em terceiro lugar do quadrangular final. No ano seguinte, despediu-se da competição ainda na primeira fase ao ficar em quinto lugar.

Já em 2022 e 2023, o Betim voltou a bater na trave na busca pela classificação à primeira divisão. A terceira colocação se repetiu nos dois anos em questão.

Final do Módulo II

Aymorés ou Betim irá levantar a taça do torneio para coroar a campanha no Módulo II com chave de ouro. A data e o horário da final ainda serão definidos pela Federação Mineira de Futebol.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, dedica-se à cobertura de esportes em geral. Acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.
Leia mais