O ex-jogador inglês Joey Barton foi condenado nesta terça-feira (25) a 12 semanas de prisão por caso de violência doméstica. O ex-volante ficou conhecido no Brasil pelas críticas recorrentes ao atacante Neymar na época do Barcelona, da Espanha, e do Paris Saint-Germain, da França.
Barton, de 42 anos, foi declarado culpado por ter chutado a cabeça de sua esposa, Georgia, depois de jogá-la no chão em uma discussão em junho de 2021, em Londres. As agressões causaram uma hemorragia nasal na vítima de 38 anos. Na época, ele era treinador do Bristol Rovers, da Terceira Divisão Inglesa.
O juiz do tribunal de Westminster declarou que “não é necessário impor uma pena de prisão imediata” a Barton. O magistrado ressaltou que o casal mantinha uma “relação feliz”, com um filho pequeno.
Críticas a Neymar
Joey Barton ganhou os holofotes brasileiros por ser um severo crítico de Neymar. Em 2016, o polêmico jogador comparou o atacante com “xixi de gato”. Já em 2018, o inglês chegou a associar o então astro do PSG com a socialite Kim Kardashian, por ser um fenômeno maior na publicidade do que no futebol.
“Eu acho que ele é a Kim Kardashian do futebol. Neymar não é o melhor jogador do mundo, nós vimos novamente na Rússia. Ele não está no nível de Cristiano Ronaldo e Messi, e há muitos outros jogadores à sua frente. Neymar, mais do que um fenômeno do futebol, é um fenômeno publicitário, como as Kardashian”, disse Barton, à época.
Carreira
Entre outros clubes, Joey Barton foi jogador de Manchester City, Newcastle e Queens Park Rangers. O ex-meio-campista também tem uma passagem de uma temporada pelo Olympique de Marselha (2012-2013). Em 2007, ele vestiu a camisa da Seleção Inglesa por uma partida.