O período de transferências nas principais ligas da Europa está encerrado. A chamada “janela de inverno” é a oportunidade para os clubes ajustarem necessidades dos elencos com os campeonatos em andamento.
A Itatiaia mostra, abaixo, as dez movimentações mais caras do mercado.
Um exemplo foi o Manchester City-ING. A equipe, comandada por Pep Guardiola, vive uma temporada de oscilações na Premier League e também na Liga dos Campeões da Europa. No total, o clube inglês fez quatro contratações no total de 218 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão).
Nome cobiçado no mercado, o georgiano Kvara Kvaratskhelia trocou o Napoli-ITA pelo PSG-FRA. Além do valor pago ao clube italiano, estima-se que o clube francês pagará um salário dez vezes maior ao jogador, comparado ao que recebia no antigo clube.
Os brasileiros também foram destaque. Luiz Henrique e Vitor Reis deixaram o Brasil por quantias expressivas. Galeno, atacante ex-Porto, também movimentou montante expressivo para se mudar rumo ao Al-Ahli, da Arábia Saudita.
O país do Oriente Médio foi mais ‘modesto’, mas chegou às manchetes ao contratar um dos destaques da Premier League. Colombiano, o ‘super-reserva’ Jhon Durán (12 gols em 29 jogos) deixou o Aston Villa-ING para ser companheiro de equipe de Cristiano Ronaldo, no Al-Nassr.
Jogadores mais caros da janela
- Jhon Durán - Aston Villa-Al Nassr (77 milhões de euros)
- Omar Marmoush - Eintracht Frankfurt-Man City (75 milhões de euros)
- Khvicha Kvaratskhelia - Napoli-PSG (70 milhões de euros)
- Nico Gonzáles - Porto-Manchester City (60 milhões de euros)
- Xavi Simons - PSG-RB Leipzig (50 milhões de euros+30 milhões em possíveis bônus)
- Galeno - Porto-Al-Ahli (50 milhões de euros)
- Abdukodir Khusanov - Lens-Man City (40 milhões de euros)
- Vitor Reis - Palmeiras-Man City (37 milhões de euros)
- Luiz Henrique - Botafogo-Zenit (33 milhões de euros)
- Santi Giménez - Feyenoord-Milan (32 milhões de euros)