Artilheiro da Copa do Mundo de 1990, Salvatore Schillaci morreu nesta quarta-feira (18), aos 59 anos. Totò, como era conhecido, lutava contra um câncer na região do cólon desde 2022. Ele estava internado desde o dia 9 de setembro e não resistiu.
O ex-atacante da Seleção Italiana começou a carreira no pequeno Messina. Ao longo carreira, defendeu clubes importantes como Juventus e Inter de Milão. Também atuou pelo Jubilo Iwata, do Japão.
O principal momento da carreira de Schillaci, no entanto, foi mesmo defendendo a Azzurra. Com seis gols, ele foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1990, disputada na Itália. Apesar do desempeno do atacante, os anfitriões foram eliminados na semifinal para a Argentina, na disputa de pênaltis.
Os gols da Copa de 1990 fizeram com que o Totò fosse o segundo colocado na Bola de Ouro daquele ano. O vencedor do prêmio individual foi Lottar Matthäus, estrela da Alemanha campeã mundial.
Ao todo, ele disputou 16 partidas e fez sete gols pela Seleção Italiana. Todas as partidas disputadas no país até domingo (22) terão um minuto de silêncio respeitado pela morte do ex-atacante.
“As comemorações de seus gols, que viraram símbolo de alegria coletiva, permanecerão para sempre como um legado do futebol italiano”, afirmou o presidente da FIGC, Grabriele Gravina.