A vitória da Inglaterra sobre a Irlanda, por 2 a 0, neste sábado (7), pela Liga das Nações, teve uma peculiaridade: a lei do ex, algo raro em jogos de seleções. A partida foi disputada no Aviva Stadium, em Dublin, capital irlandesa.
Os gols do jogo foram marcados por Declan Rice e Grealish, estrelas de Arsenal e Manchester City, respectivamente. A curiosidade é que esses dois atletas já vestiram a camisa da Irlanda em outras oportunidades.
Executada pelos dois, a lei do ex é uma expressão que faz parte do folclore do futebol, quando jogadores marcam contra seus antigos times.
A ‘lei do ex’ na vitória da Inglaterra sobre a Irlanda
O placar do jogo deste sábado foi aberto por Rice, aos 11 minutos do primeiro tempo, após sobra de bola na área adversária.
O meio-campista do Arsenal fez parte das categorias de base da Irlanda e chegou a realizar amistosos no time principal, mas optou pela seleção inglesa. Em respeito, o volante não comemorou o tento diante da ex-seleção.
Grealish, que foi às redes aos 26 minutos, não se conteve e celebrou o gol marcado. Assim como Rice, ele jogou na base da seleção irlandesa.
A dupla nasceu na Inglaterra, mas se habilitou a jogar pela Irlanda por influência de seus avós, nascidos no país. Por terem optado pela Inglaterra, Rice e Grealish são considerados traidores na Irlanda e foram vaiados por parte da torcida na partida.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte