Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Clubes ingleses podem perder pontos na Premier League por violação de regras financeiras

Comunicado da liga aponta que Everton e Nottingham Forest descumpriram regras de rentabilidade e sustentabilidade

DIVULGAÇÃO TEMPORADA 23 24 DA PREMIER LEAGUE.jpg

Material promocional da Premier League na temporada 2023/24

Divulgação/Premier League

Everton e Nottingham Forest, dois clubes que atualmente disputam a Premier League na Inglaterra, podem perder pontos na edição 2023/24 do campeonato por violação de regras financeiras da liga. Em comunicado emitido nesta segunda-feira (15), a organização do campeonato confirmou que ambos os clubes “violaram as Regras de Rentabilidade e Sustentabilidade (PSR, em inglês)”.

“Isto é o resultado de perdas sustentadas acima dos limites permitidos para o período de avaliação que termina na temporada 2022/23”, completou a Premier League. As regras financeiras da liga apontam que um clube não pode registrar prejuízo acima de um limite estabelecido ao longo de determinado espaço de tempo.

Em relação ao Everton, essa pode ser a segunda punição dentro da mesma temporada. Em novembro, os Toffees foram penalizados em dez pontos pelo mesmo motivo, mas em registros da temporada 2021/22. Apesar da indignação e recurso quanto à desicão, o time de Liverpool caiu cinco posições na tabela.

Como de costume na Premier League, “ambos os casos foram agora encaminhados ao presidente do Painel Judicial, que nomeará Comissões separadas para determinar a sanção apropriada”, conforme destacado pelo comunicado.

As comissões de julgamento são independentes tanto da Premier League como dos clubes. A liga finalizou destacando que o processo será conduzido de forma privada e novas decisões serão informadas pelo próprio site. Até lá, não haverá novos comunicados sobre o assunto.

Cerca de metade da temporada 2023/24 já foi disputada no futebol inglês. O Nottingham Forest soma 20 pontos após 20 jogos na Premier League e ocupa a 15ª posição. O Everton, por sua vez, soma 17 pontos em 21 jogos e ocupa a 17ª posição, já considerando a pena de dez pontos aplicada em novembro.

Leia o comunicado completo da Premier League

“Everton FC e Nottingham Forest FC confirmaram à Premier League que violam as Regras de Rentabilidade e Sustentabilidade (PSR) da Liga. Isto é o resultado de perdas sustentadas acima dos limites permitidos para o período de avaliação que termina na temporada 2022/23.

De acordo com as Regras da Premier League, ambos os casos foram agora encaminhados ao presidente do Painel Judicial, que nomeará Comissões separadas para determinar a sanção apropriada.

As comissões são independentes da Premier League e dos clubes membros. O processo é ouvido em privado e as decisões finais da Comissão são tornadas públicas no site da Premier League. A Liga não fará mais comentários até então”.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais