Roma e Sevilla disputam, nesta quarta-feira (31), a primeira das três finais continentais do continente europeu. A bola rola na Puskás Arena, em Budapeste, capital da Hungria, às 16h (de Brasília), para definir o campeão da Europa League da temporada 2022/23.
A equipe italiana busca um feito inédito na sua história. O time nunca conquistou dois títulos continentais em temporadas consecutivas. No último ano, a Roma foi campeã da Conference League. Os comandados de José Mourinho têm a chance de escrever o nome na história do tradicional clube da capital italiana.
O Sevilla chega para a final em busca de ampliar a liderança como a equipe com mais títulos da Europa League. O time anadaluz conquistou o troféu por seis vezes e nunca perdeu uma final sequer do torneio. A segundo clube que mais conquistou a competição foi a Internazionale-ITA, com três títulos.
Ambas as equipes viveram temporada decepcionante nas ligas nacionais. A Roma perdeu diversas oportunidades de chegar no G4 e ocupa a 6ª colocação no Campeonato Italiano. O Sevilla foi ainda pior e brigou contra o rebaixamento - atualmente ocupa a 11ª posição do Espanhol, com 49 pontos.
Caminho até Budapest
Na atual temporada, a Roma foi segunda colocada na fase de grupos da Europa League. Os italianos estvieram num grupo com Real Betis-ESP, Ludogoretz-BUL e HJK-FIN. Nos playoffs, passou por Red Bull Salzburg-AUS (16 avos de final), Real Sociedad-ESP (oitavas), Feyenoord-HOL (quartas) e Bayer Leverkusen-ALE (semifinal).
O Sevilla ficou em terceiro lugar na grupo de Champions League com Manchester City-ING, Borussia Dortmund-ALE e Copenhagen-DNE e foi para a Europa League. Nas fases eliminatórias passou por PSV Eindhoven-HOL (16 avos de final), Fenerbahçe-TUR (oitavas), Manchester United-ING (quartas) e Juventus-ITA (semifinal).