Maracanã receberá a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027

A cidade do Rio de Janeiro será uma das oito sedes do Mundial no Brasil

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, receberá jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027

A cidade do Rio de Janeiro será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio aconteceu nesta quarta (7), confirmando o Estádio do Maracanã como um dos oito palcos do Mundial.

O Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina da FIFA pela primeira vez, durante os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, tornando-se também o primeiro país sul-americano a receber o torneio.

Palco histórico do futebol brasileiro e mundial, o Maracanã já foi palco de duas finais de Copa do Mundo Masculina, em 1950 e 2014.

Além do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo serão sedes do Mundial Feminino de 2027.

Leia também

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será a décima edição do torneio, com 32 seleções competindo pelo título.

As equipes participantes ainda serão definidas. O Brasil está classificado por ser o país-sede.

A competição é realizada a cada quatro anos desde a primeira edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA China 1991, na qual os Estados Unidos derrotaram a Noruega na final.

Desde então, o torneio teve sete países diferentes como sede e cinco seleções foram coroadas campeãs: Estados Unidos (4x), Alemanha (2x), Noruega, Japão e Espanha.

Brasil escolhido como sede

O Brasil foi confirmado como sede do evento no dia 17 de maio de 2024 durante o Congresso da Fifa, na Tailândia. A candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será o primeiro mundial feminino na América do Sul.

Depois de receber as Copas do Mundo Masculinas de 1950 e 2014, o país será agora sede da 10ª edição da competição feminina organizada pela federação internacional desde 1991, quando a China foi a anfitriã.

Será a chance de a Seleção Brasileira conquistar seu primeiro título, justamente em casa, após um vice-campeonato, em 2007, em solo chinês. A Alemanha venceu o Brasil por 2 a 0 naquela final.

Na votação, 119 associações filiadas votaram a favor da proposta brasileira, 78 da europeia e foram 14 abstenções. Foi a primeira vez que um Congresso da Fifa decidiu, por meio de eleição dos mais de 200 filiados, a sede de uma Copa Feminina. As anteriores eram definidas em reuniões do Conselho, antigo Comitê Executivo, que tem pouco mais de 30 membros.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...