Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil: veja sedes e estádios escolhidos

Estádio foram revelados nesta quarta-feira (7) em evento na Fifa

Troféu da Copa do Mundo de Futebol Feminino

A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (7), todas as cidades do Brasil que receberão jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027.

No total, foram oito cidades escolhidas para receber jogos: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

A Fifa não divulgou quantos jogos cada estádio receberá na competição.

O torneio terá 32 seleções e será disputado entre os dias 24 de junho a 27 de julho. A proposta oficial do Brasil tinha 12 sedes, mas o número foi reduzido após vistorias da Fifa nos estádios.

Veja os estádios escolhidos

  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Beira-Rio (Porto Alegre)
  • Mané Garrincha (Brasília)
  • Arena Fonte Nova (Salvador)
  • Arena de Pernambuco (Recife)
  • Arena Castelão (Fortaleza)
  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Neo Química Arena (São Paulo)

Quantos jogos em Belo Horizonte?

O planejamento inicial prevê oito datas para o Mineirão ser utilizado ao longo da competição. A proposta enviada à Fifa tem cinco jogos da fase de grupos, um das oitavas de final, um das quartas de final e a disputa do terceiro lugar.

No entanto, a Fifa ainda pode alterar livremente a proposição inicial. A entidade ainda vai divulgar oficialmente as datas que o estádio será utilizado.

Leia também

Brasil escolhido como sede

O Brasil foi confirmado como sede do evento no dia 17 de maio de 2024 durante o Congresso da Fifa, na Tailândia. A candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será o primeiro mundial feminino na América do Sul.

Depois de receber as Copas do Mundo Masculinas de 1950 e 2014, o país será agora sede da 10ª edição da competição feminina organizada pela federação internacional desde 1991, quando a China foi a anfitriã.

Será a chance de a Seleção Brasileira conquistar seu primeiro título, justamente em casa, após um vice-campeonato, em 2007, em solo chinês. A Alemanha venceu o Brasil por 2 a 0 naquela final.

Na votação, 119 associações filiadas votaram a favor da proposta brasileira, 78 da europeia e foram 14 abstenções. Foi a primeira vez que um Congresso da Fifa decidiu, por meio de eleição dos mais de 200 filiados, a sede de uma Copa Feminina. As anteriores eram definidas em reuniões do Conselho, antigo Comitê Executivo, que tem pouco mais de 30 membros.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...