Nesta última quarta-feira (26), a técnica Emma Hayes surpreendeu ao deixar a atacante Alex Morgan fora da lista de convocadas da Seleção Feminina de Futebol dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A ausência da campeã olímpica em Londres-2012 e bicampeã mundial foi considerada como um grande surpresa não só pelos torcedores, mas também pela própria jogadora. Em suas redes sociais, Morgan desabafou sobre não ter sido chamada para representar o seu país.
“Hoje estou decepcionada por não ter tido a oportunidade de representar nosso país no cenário olímpico. Este será sempre um torneio que está no meu coração e tenho imenso orgulho sempre que coloco o escudo. Em menos de um mês (para o início das Olimpíadas), espero ansiosamente para apoiar esta equipe e torcer por ela ao lado do resto do nosso país”, escreveu a atacante em seu perfil oficial no Instagram.
Vale ressaltar que Alex Morgan é uma das principais atletas da história do futebol feminino estadunidense. Desde os 13 anos de idade, a jogadora representou o seu país em diversas competições da modalidade.
Com a Seleção, Morgan conquistou o ouro olímpico de Londres-2012 e o bronze de Tóquio-2020, além das Copas do Mundo de 2015, do Canadá, e de 2019, da França.
Técnica dos EUA justifica a ausência de Morgan
Após a repercussão da convocação, a técnica Emma Hayes justificou a ausência de Alex Morgan da sua lista final para as Olimpíadas de Paris. Segundo a treinadora, a Seleção Feminina dos Estados Unidos deve seguir em outra direção.
“Alex Morgan é uma jogadora e uma pessoa incrível, tive apenas uma oportunidade de trabalhar com ela e pude ver de perto suas qualidades e seu profissionalismo. Suas conquistas dizem tudo. Não é fácil escolher 16 jogadoras de linha em um elenco de 18, foi uma decisão difícil, claro, especialmente se consideramos a história da Alex. Mas eu senti que queria seguir em outra direção e escolhi outras jogadoras”, disse Hayes.
Paris-2024
Nas Olimpíadas, as estadunidenses vão enfrentar as seleções da Zâmbia, Alemanha e Austrália no Grupo B. A estreia dos EUA no torneio será no dia 25 de julho contra as africanas.
Confira a lista de convocadas:
Goleiras: Casey Murphy (North Carolina Courage), Alyssa Naeher (Chicago Red Stars)
Defensoras: Tierna Davidson (Gotham FC), Emily Fox (Arsenal), Naomi Girma (San Diego Wave), Casey Krueger (Washington Spirit), Jenna Nighswonger (Gotham FC), Emily Sonnett (Gotham FC)
Meio-campistas: Korbin Albert (PSG), Sam Coffey (Portland Thorns FC), Lindsey Horan (Lyon), Rose Lavelle (Gotham FC), Catarina Macario (Chelsea)
Atacantes: Crystal Dunn (Gotham FC), Trinity Rodman (Washington Spirit), Jaedyn Shaw (San Diego Wave), Sophia Smith (Portland Thorns), Mallory Swanson (Chicago Red Stars)