A derrota para o Atlético, neste domingo (8), fez com que o Athletico-PR amargasse o quarto rebaixamento à Segunda Divisão na história. Para além do sofrimento da queda, o Furacão igualou uma marca negativa de seu maior rival logo no ano em que comemorava o seu centenário. Em 2009, o Coritiba caiu à Série B quando completava 100 anos.
Na época, o Coxa Branca conviveu com o rebaixamento logo quando completava um século de ‘vida’. O time paranaense empatou com o Fluminense na última rodada do Brasileiro de 2009, no Couto Pereira, e terminou em 17º, com 45 pontos. A partida foi marcada por violência e quebra-quebra nas arquibancadas.
Athletico-PR
O ‘início’ do rebaixamento
Fundado em 26 de março de 1924, o Furacão começou a temporada de forma promissora, mas viveu momentos de instabilidade, que resultaram na queda. Se em abril derrotou o Maringá em dois jogos e conquistou o Campeonato Paranaense pela 28ª vez, sendo o bicampeonato consecutivo, daí pra frente, o Rubro-Negro colecionou frustrações em 2024.
Dois meses após o triunfo no Estadual, o Athletico-PR definiu a saída do então técnico Cuca, ex-Atlético e Cruzeiro. À época, a decisão foi tomada por ambas as partes e motivada por resultados ruins especialmente na Copa Sul-Americana, além de desgastes internos.
Cuca & Varini
A saída de Cuca, naturalmente, fez o Furacão ir ao mercado em busca de um novo treinador. A direção athleticana, então, optou por Martín Varini, que havia sido auxiliar de Paulo Pezzolano no Cruzeiro. Sob a batuta do uruguaio, o Athletico até conseguiu bons resultados no início e depositou em Gonzalo Mastriani, sua esperança de gols.
A passagem de Varini pelo CT do Caju, no entanto, durou pouco mais de dois meses. O uruguaio foi demitido após emplacar uma sequência de sete jogos consecutivos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Vale lembrar também que, sob o comando do profissional, o clube paranaense se despediu nas quartas de final da Copa do Brasil, ao ser batido pelo Vasco, nos pênaltis.
Lucho e a queda
No fim de setembro, o Athletico apostou em Lucho González, ídolo como jogador e que seria o quarto técnico do Furacão no ano. Logo na estreia, o argentino teve que conviver com outra eliminação, agora nas quartas de final da Copa Sul-Americana, ao ser goleado por 4 a 1 diante do Racing, da Argentina, no El Cilindro, em Avellaneda.
Apesar de, na reta final da temporada, estar focado apenas na disputa da Série A, o Athletico acabou rebaixado, já que não triunfou diante do Atlético, neste domingo, na Arena MRV, em Belo Horizonte.