Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

Sport x Ceará: briga pelo acesso na Série B aflora rivalidade histórica

Rivais nordestinos duelam ponto a ponto para voltar à elite do futebol nacional

Ceará e Sport têm uma rivalidade que extrapola o regionalismo no futebol brasileiro. Finais de campeonato, eliminações, goleadas, frustrações e celebrações fazem parte da história entre alvinegros e rubro-negros. Hoje, os dois clubes miram um objetivo em comum: o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

A duas rodadas do fim da Série B, o Vozão tem a vantagem: é o quarto colocado, com 60 pontos. No entanto, o Leão tem a mesma pontuação (está atrás pelo número de vitórias, primeiro critério de desempate) e ainda sonha com uma volta à elite do futebol nacional.

O momento aflora a rivalidade histórica que ganhou mais força recentemente. Afinal, foi contra o Ceará que o Sport conquistou sua última Copa do Nordeste, em 2014. E a recíproca é verdadeira: o título regional mais recente do Vozão, em 2023, foi alcançado contra o Leão da Ilha.

Retrospecto geral

O retrospecto geral entre as equipes aponta vantagem para os pernambucanos. Em 71 jogos ao longo da história, o Rubro-Negro acumula 31 vitórias, contra 20 do Alvinegro e 20 empates.

Nas 46 partidas oficiais, o Sport também leva a melhor, com 20 triunfos, contra 15 do Ceará e 11 empates. O último encontro entre os dois ocorreu em 7 de outubro de 2024, pela 30ª rodada da Série B. Dentro da Ilha do Retiro, o Leão bateu o rival nordestino por 2 a 1.

Retrospecto em decisões

O Sport já eliminou o Ceará de competições em três oportunidades: na semifinal regional da Taça Brasil de 1962, na final da Copa do Nordeste de 2014 e nas quartas de final da Copa do Nordeste em 2024.

Já o Vozão levou vantagem em dois jogos decisivos: nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1993 e na final da Copa do Nordeste de 2023.

Ficou marcada também a goleada alvinegra sobre os pernambucanos por 4 a 0, na fase de grupos do Nordestão de 2021. O resultado eliminou o Leão do torneio.

Leia também

Podem subir os dois juntos?

Na Série B de 2024, a tendência é que apenas um dos clubes nordestinos alcance o acesso à elite do futebol nacional. Contudo, ainda há a possibilidade dos dois subirem de divisão. Para isso, é preciso que Mirassol ou Novorizontino tropecem nas rodadas decisivas (entenda aqui).

Relembre momentos marcantes da rivalidade

  • Taça Brasil de 1962 - Sport elimina Ceará na semifinal regional
  • Taça Nordeste de 1969 - Campeão, Ceará termina torneio invicto contra o Sport (três vitórias e um empate)
  • Brasileiro de 1987 - No ano do título, Sport vence o Ceará por 2 a 1 na segunda fase
  • Série B de 1990 - Campeão da edição, Sport vence o Ceará em casa, por 2 a 0, mas perdeu fora, por 1 a 0, na fase de grupos
  • Copa do Brasil de 1993 - Ceará elimina Sport nas oitavas de final
  • Copa do Nordeste de 2014 - Sport vence Ceará na final
  • Copa do Nordeste de 2020 - Campeão, Ceará vence o Sport por 2 a 1 na primeira fase
  • Copa do Nordeste de 2021 - Na primeira fase, Ceará goleia Sport por 4 a 0, na Ilha do Retiro, e elimina o time pernambucano
  • Copa do Nordeste de 2023 - Ceará é campeão nos pênaltis contra o Sport dentro da Ilha do Retiro
  • Copa do Nordeste de 2024 - Sport elimina o Ceará nas quartas de final na Ilha do Retiro

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais