Ouvindo...

NFL: Eagles lideram venda de produtos no Brasil após jogo em SP e título do Super Bowl

Após a primeira temporada de futebol americano com um jogo oficial no Brasil, a liga apresentou números recordes de engajamento entre torcedores

A primeira partida oficial da NFL no Brasil teve grande impacto sobre o engajamento da liga de futebol americano entre os torcedores no país. Segundo levantamento da Sport America, loja licenciada oficial da NFL, o Philadelphia Eagles liderou a venda de produtos entre as 32 franquias para o público brasileiro.

A liderança dos Eagles não se mostra muito surpreendente. Afinal, a equipe foi mandante na vitória sobre o Green Bay Packers na NeoQuimica Arena, em São Paulo, no começo de setembro. Já no fim da temporada, se sagrou campeã do Super Bowl LIX sobre o Kansas City Chiefs.

A segunda posição do ranking é ocupada justamente pelos Chiefs. Além dos três títulos da NFL nos últimos seis anos, a popularidade da equipe passa muito pelos astros Patrick Mahomes e Travis Kelce, namorado da cantora Taylor Swift.

Fechando o top 3, está o Green Bay Packers. Segundo a Sport America, a popularidade da franquia não se deu apenas pela presença no jogo em São Paulo, mas também por liderar a base de fãs entre os 32 times no Brasil.

O ranking contabilizou as vendas nas três lojas físicas da NFL no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná), além do e-commerce da marca e o espaço no NFL In Brasa, maior evento internacional da NFL para o Super Bowl.

Marcelo Benevuto, sócio-fundador da Sport America, considera o espaço como “democrático” aos torcedores.

"É uma loja em que você entra e consegue com, R$ 29,90, comprar um pequeno souvenir da NFL. Ou você pode comprar um item de colecionador mega exclusivo, com edição limitada. A loja é de fato muito democrática. Democrática, não só na questão de valores, mas principalmente no desafio de cobrir um estoque de variedade para 32 franquias diferentes e com vários perfis físicos diferentes”, disse ao Estadão.

Todos os tipos de produtos foram contabilizados no ranking, como jerseys (uniformes oficiais de jogo), camisetas, jaquetas, bonés, acessórios e colecionáveis. No NFL In Brasa, Benevuto já acreditava que o impacto do jogo no Brasil poderia impulsionar os Eagles à liderança. No total, 14 mil produtos estiveram em estoque durante o evento, realizado na Arca, em São Paulo.

NFL tem data para voltar ao Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o futebol americano terá uma partida da temporada regular no Brasil. No dia 5 de setembro, o Los Angeles Chargers será mandante em duelo na mesma NeoQuimica Arena.

O adversário ainda não está definido, mas há dez opções possíveis, pensando no calendário da liga:

  • AFC Oeste: Denver Broncos, Kansas City Chiefs e Las Vegas Raiders
  • AFC Sul: Houston Texans e Indianapolis Colts
  • NFC Leste: Washington Commanders
  • NFC Norte: Minnesota Vikings

Vale lembrar que, até 2025, apenas New England Patriots e Miami Dolphins têm direitos de exploração do mercado brasileiro, em acordo firmado junto à NFL. A expectativa é que, com o sucesso do jogo em São Paulo, com mais de 47 mil torcedores na Neo Química Arena e mais de 50% de interesse na partida, novas franquias optem por investir no mercado brasileiro.

Times da NFL que mais venderam produtos no Brasil na última temporada

  1. Philadelphia Eagles
  2. Kansas City Chiefs
  3. Green Bay Packers
  4. San Francisco 49ers
  5. New England Patriots
  6. Minnesota Vikings
  7. Buffalo Bills
  8. Baltimore Ravens
  9. Seattle Seahawks
  10. Pittsburgh Steelers
Leia também

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais