A primeira partida oficial da NFL no Brasil teve grande impacto sobre o engajamento da liga de futebol americano entre os torcedores no país. Segundo levantamento da Sport America, loja licenciada oficial da NFL, o Philadelphia Eagles liderou a venda de produtos entre as 32 franquias para o público brasileiro.
A liderança dos Eagles não se mostra muito surpreendente. Afinal, a equipe foi mandante na vitória sobre o Green Bay Packers na NeoQuimica Arena, em São Paulo, no começo de setembro. Já no fim da temporada, se sagrou campeã do Super Bowl LIX sobre o Kansas City Chiefs.
A segunda posição do ranking é ocupada justamente pelos Chiefs. Além dos três títulos da NFL nos últimos seis anos, a popularidade da equipe passa muito pelos astros Patrick Mahomes e Travis Kelce, namorado da cantora Taylor Swift.
Fechando o top 3, está o Green Bay Packers. Segundo a Sport America, a popularidade da franquia não se deu apenas pela presença no jogo em São Paulo, mas também por liderar a base de fãs entre os 32 times no Brasil.
O ranking contabilizou as vendas nas três lojas físicas da NFL no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná), além do e-commerce da marca e o espaço no NFL In Brasa, maior evento internacional da NFL para o Super Bowl.
Marcelo Benevuto, sócio-fundador da Sport America, considera o espaço como “democrático” aos torcedores.
"É uma loja em que você entra e consegue com, R$ 29,90, comprar um pequeno souvenir da NFL. Ou você pode comprar um item de colecionador mega exclusivo, com edição limitada. A loja é de fato muito democrática. Democrática, não só na questão de valores, mas principalmente no desafio de cobrir um estoque de variedade para 32 franquias diferentes e com vários perfis físicos diferentes”, disse ao Estadão.
Todos os tipos de produtos foram contabilizados no ranking, como jerseys (uniformes oficiais de jogo), camisetas, jaquetas, bonés, acessórios e colecionáveis. No NFL In Brasa, Benevuto já acreditava que o impacto do jogo no Brasil poderia impulsionar os Eagles à liderança. No total, 14 mil produtos estiveram em estoque durante o evento, realizado na Arca, em São Paulo.
NFL tem data para voltar ao Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, o futebol americano terá uma partida da temporada regular no Brasil. No dia 5 de setembro, o Los Angeles Chargers será mandante em duelo na mesma NeoQuimica Arena.
O adversário ainda não está definido, mas há dez opções possíveis, pensando no calendário da liga:
- AFC Oeste: Denver Broncos, Kansas City Chiefs e Las Vegas Raiders
- AFC Sul: Houston Texans e Indianapolis Colts
- NFC Leste: Washington Commanders
- NFC Norte: Minnesota Vikings
Vale lembrar que, até 2025, apenas New England Patriots e Miami Dolphins têm direitos de exploração do mercado brasileiro, em acordo firmado junto à NFL. A expectativa é que, com o sucesso do jogo em São Paulo, com mais de 47 mil torcedores na Neo Química Arena e mais de 50% de interesse na partida, novas franquias optem por investir no mercado brasileiro.
Times da NFL que mais venderam produtos no Brasil na última temporada
- Philadelphia Eagles
- Kansas City Chiefs
- Green Bay Packers
- San Francisco 49ers
- New England Patriots
- Minnesota Vikings
- Buffalo Bills
- Baltimore Ravens
- Seattle Seahawks
- Pittsburgh Steelers