O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta terça-feira (11), a realização da primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports em 2027, na cidade de Riad, na Arábia Saudita. O evento marca um passo significativo na integração dos esportes eletrônicos ao movimento olímpico e já terá suas competições classificatórias iniciadas ainda este ano.
A decisão foi tomada após reuniões entre o COI e o Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita (SOPC). Além disso, a Fundação da Copa do Mundo de Esports (EWCF) será a parceira fundadora do evento, auxiliando na seleção de jogos, organização dos torneios e desenvolvimento do ecossistema competitivo.
Anteriormente, o evento havia sido programado para acontecer em 2025, mas precisou ser adiado para 2027. Presidente do COI, Thomas Bach celebrou o início das competições classificatórias ainda neste ano.
“Agora temos um caminho muito claro para a histórica primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports. Com o início do Caminho para os Jogos Olímpicos de Esports ainda este ano, os Jogos estão se tornando uma realidade”, afirmou.
A escolha da Arábia Saudita
O objetivo da iniciativa é fortalecer a conexão entre os esportes eletrônicos e as modalidades tradicionais, ampliando oportunidades para jogadores e equipes que representam seus países. Ainda não foram definidos os títulos que farão parte do programa oficial dos Jogos Olímpicos de Esports, mas uma comissão conjunta do COI e do SOPC já está trabalhando nessa seleção.
A escolha de Riad como cidade-sede reflete o crescimento do setor esportivo na Arábia Saudita, que, desde 2015, triplicou a participação esportiva da população. Além disso, sediou mais de 100 eventos internacionais em diferentes modalidades, incluindo futebol, automobilismo, tênis e golfe e até mesmo a primeira edição da Copa do Mundo de Esports, em 2024.
A organização do evento será conduzida por um comitê formado por seis membros, sendo três do COI e três do SOPC. A presidência ficará a cargo de Ser Miang Ng, membro do COI, com copresidência do príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, Ministro de Esportes da Arábia Saudita e presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico do país.