O Projeto de Lei 894/24, que visa reconhecer os esportes eletrônicos como modalidade esportiva em Belo Horizonte, foi aprovado em 2º turno nesta terça-feira (10). Para que a lei entre em vigor, basta o prefeito de BH, Fuad Noman, sancioná-la.
Foram 31 votos a favor e apenas 7 contra o PL, que buscava a maioria na Câmara Municipal da capital mineira. O projeto é do vereador Cleiton Xavier (MDB).
Buscando a sanção, o PL afirma que o praticante de esporte eletrônico será reconhecido como atleta na capital mineira. Além disso, prevê a possibilidade do município firmar parcerias a fim de expandir e incentivar a prática dos e-sports.
O projeto busca também garantir livre acesso à prática dos esportes eletrônicos, visando a promoção do desenvolvimento intelectual, cultural e esportivo contemporâneo.
Belo Horizonte é destaque nos e-sports
Em 2024, Belo Horizonte ganhou ainda mais destaque no cenário nacional dos esportes eletrônicos. No último dia 7 de setembro, o Ginásio do Mineirinho recebeu a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLOL.
Além disso, a Arena MRV, do Atlético, será sede das finais do Desafio Brasileiro de E-Sports, nos dias 23 e 24 de novembro. O torneio tem comeptições de Counter-Strike 2 e Rainbow Six: Siege.
A capital mineira também já sediou, em 2018, a ESL One, torneio internacional de Counter Strike: Global Offensive. O campeonato levou 34,5 mil pessoas ao longo dos três dias em que foi realizado, também no Mineirinho.