Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar: números colocam Fred como substituto de Neymar e mostram equilíbrio na briga pela lateral

Volante do Manchester United, Fred assumiu a titularidade em três dos últimos quatro amistosos do Brasil antes da Copa do Mundo do Catar

Neymar sofreu uma lesão durante a primeira partida do Brasil na Copa do Mundo do Catar

Enviados especiais a Doha, no Catar. A análise dos últimos quatro amistosos da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo do Catar e os números dos jogadores que disputam a vaga do lesionado Neymar mostram que o volante Fred aparece como favorito numa disputa que conta ainda com o também volante Bruno Guimarães, o meia Everton Ribeiro e o atacante Rodrygo.

Na preparação para a Copa do Mundo do Catar, Tite teve apenas quatro amistosos, nos meses de junho, na Ásia, e setembro, na França. Nessas quatro partidas, em três delas Casemiro e Fred formaram a dupla de volantes da Seleção.

Os dois atuaram juntos na goleada de 5 a 1 sobre a Coreia do Sul, em 2 de junho, e no 1 a 0 sobre o Japão, quatro dias depois. Além disso, voltaram a atuar desde o início na última partida antes da convocação final de Tite, em 27 de setembro, num 5 a 1 sobre a Tunísia.

Só nos 3 a 0 sobre Gana, em 23 de setembro, Fred não começou o confronto. Casemiro foi o único volante, contando com Lucas Paquetá mais recuado e o quarteto ofensivo formado por Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior.

Números na Seleção Brasileira

A participação neste segundo ciclo de Tite à frente da Seleção também coloca Fred como favorito na briga pela vaga de Neymar, pois ele é quem mais entrou em campo nos 51 jogos do Brasil após a eliminação na Copa de 2018, diante da Bélgica.

O volante do Manchester United, da Inglaterra, completou seu 21º jogo ao entrar na vitória sobre a Sérvia na última quinta-feira (24).

Entre os participantes dessa disputa, o segundo jogador com mais partidas é o meia Éverton Ribeiro, que soma 15, contra oito do volante Bruno Guimarães e também do volante Rodrygo, outro que foi usado por Tite na estreia.

Entre Daniel Alves e Éder Militão, o hoje zagueiro do Real Madrid é quem mais atuou neste segundo ciclo de Tite, pois soma 23 jogos, contra 17 do veterano lateral do Pumas, do México.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Mineiro de Formiga, Wellington Campos está na Rádio Itatiaia desde agosto de 1990, atuando como correspondente no Rio de Janeiro, cobrindo o dia-a-dia da CBF, Seleção Brasileira e STJD, além dos clubes cariocas e os esportes olímpicos. Participou das coberturas das Copas do Mundo de 1994 (EUA), 1998 (França), 2002 (Coréia do Sul e Japão), 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil).

Ouvindo...