Ouvindo...

Flamengo x Vasco: NBB divulga comunicado e detalha ações após briga em jogo

Comunicado foi publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (29)

A Liga Nacional de Basquete (LNB) responsável pela gestão do Novo Basquete Brasil (NBB) e da Copa Super 8, divulgou um comunicado nas redes sociais nesta quarta-feira (29). A Liga detalhou as ações tomadas após a briga ocorrida na partida entre Flamengo e R10 Score Vasco da Gama, no domingo (26), no Rio de Janeiro.

Segundo o comunicado, “todos têm sua parcela de contribuição” na situação. A LNB garantiu que todas as checagens foram realizadas e que depois da partida tomou providências previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Apesar da confusão, o resultado em quadra foi mantido com a vitória e classificação do Flamengo. O time rubro-negro volta às quadras nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Franca, nas semifinais da Copa Super 8.

Jogo tenso

O jogo ficou marcado por um clima tenso e muito desentendimento entre as partes. A grande confusão ocorreu durante a disputa por um rebote, Humberto (Vasco) empurrou o Galizzi (Flamengo), iniciando uma confusão que envolveu jogadores de ambas as equipes. Após longa análise do lance pela arbitragem, os dois atletas foram expulsos ainda no fim do terceiro quarto.

A tensão escalou quando Marquinhos, do Vasco, foi excluído após discutir de forma acalorada com o técnico Gustavo de Conti, do Flamengo.

A partida ficou cerca de 30 minutos parada após a torcida rubro-negra atirar objetos em direção à delegação do Vasco. A equipe vascaína alegou falta de segurança para atletas e comissão técnica e optou por se retirar do ginásio momentaneamente. Após negociação e diante do risco de punição por abandono, o time retornou para concluir a partida.

Leia também

Leia nota na íntegra

Os eventos acontecidos no domingo na partida entre o C.R Flamengo e o C.R. Vasco da Gama, embora sejam um ponto fora da curva no NBB, devem servir como motivo de reflexão de todos os que amam, vivem e fazem esporte. O sucesso de uma competição prescinde do comprometimento de todos com a mesma: atletas e comissões técnicas, árbitros, dirigentes, torcedores, apoiadores e entidades de promoção do esporte como a LNB.

Todos têm sua parcela de contribuição e não há como prescindir de nenhuma delas. A cada situação de conflito perdem todos e o esporte fica mais fraco, sem exceção.

O jogo em questão passou por todas as checagens sobre segurança e demais procedimentos que garantiam a realização da partida conforme as normas de segurança impostas pelo local, pelo regulamento do NBB e pelas leis. Infelizmente não temos elementos para sustentar tudo que acontece dentro de quadra e na arquibancada, mesmo com medidas preventivas.

Uma vez acontecido, tratamos de buscar as condições para o prosseguimento seguro da partida. Foram feitas consultas ao nosso representante e ao árbitro da partida para nos certificarmos das condições no local e se os mesmos se sentiam aptos para continuar. Após o contato a partida foi retomada com segurança e o tempo regulamentar foi cumprido integralmente pelas equipes.

Após a partida a LNB tomou as seguintes providências, as quais estão previstas no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva):

1) Relatório detalhado dos árbitros, do representante da partida e todas as imagens disponíveis são entregues à LNB que envia para a Procuradoria do STJD.

2) A Procuradoria do STJD analisa todas as provas e relatos e enquadra cada uma das situações que considera passíveis de punição pelo CBJD e monta a denúncia, a qual é enviada a todos os envolvidos.

3) O julgamento é agendado para que os auditores do STJD possam julgar analisando a acusação preparada pela Procuradoria e também os argumentos da defesa dos envolvidos, garantindo a todos o amplo direito de defesa e contraditório.

4) Publica-se o resultado e o cumprimento das eventuais penas começam de imediato.

Importante: A Comissão Disciplinar é independente e formada por juristas do esporte conforme previsto em lei. Tanto a Procuradoria como os auditores fazem seu trabalho sem nenhuma interferência da LNB, somente sob a ótica da lei.

Há 17 anos, os Clubes de basquetebol do Brasil entenderam que era hora de assumirem a gestão do seu próprio campeonato. O basquete, naquele momento, era a 13ª modalidade na preferência do público e hoje é a 3ª no coração dos brasileiros e em forte ritmo de crescimento.

O trabalho tem sido contínuo e o esforço dos Clubes colocaram o NBB em outro patamar. Ao nos depararmos com situações como essa entendemos, como dito acima, que é hora de nova reflexão de todos na busca incessante de uma competição que represente um negócio, cujo principal produto é o entretenimento para toda a família brasileira.

É natural que a LNB lamente os fatos ocorridos, mas sabemos também que esses mesmos fatos servirão para que cresçamos mais fortes e comprometidos em entregar sempre o melhor aos nossos fãs.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais