Campeão da NBA em 2022 pelo Golden State Warriors, o ala americano-mexicano Juan Toscano-Anderson soltou o verbo um um discurso durante tempo técnico de um jogo. O jogador estava em quadra pelo NBA G League United, combinado de atletas da liga de desenvolvimento.
Em tempo de partida do Unicaja-ESP contra o combinado da G League, pela final da Copa Intercontinental da Fiba, no último domingo (15), Toscano-Anderson tentou motivar os companheiros dizendo que o sonho deles era estar na NBA, não no Campeonato Espanhol ou na Euroliga. Os espanhóis venceram por 75 a 60 e se sagraram campeões da competição.
“Nosso sonho não é jogar na ACB (Campeonato Espanhol), nosso sonho não é jogar na p**** da Euroliga, nosso sonho é jogar na NBA e ganhar milhões de dólares. O que eles estão fazendo agora é inaceitável”, disse Juan Toscano-Anderson.
A declaração gerou reações diversas. Mike James, armador estadunidense do Monaco-FRA e atual MVP da Euroliga, subiu o tom contra o campeão da NBA. James também relembrou que Toscano-Anderson perdeu para uma equipe que não disputa nem a Euroliga, mas sim a Champions League (torneio de terceiro escalão europeu).
“Só porque seu sonho é jogar na NBA não significa que você é melhor que jogadores que atuam na Euroliga ou na ACB. Perder fácil para um time que não é da Euroliga depois de falar isso é hilário”, afirmou Mike James.
A temporada 2024/2025 da NBA começará em 22 de outubro. Já a da G League terá início em 8 de novembro.