Ouvindo...

Basquete: jogo do Minas termina em confusão após acusação de racismo

Matheus Buiú, do Cerrado, acusou o armador argentino Nicolás Copello, do Minas, de racismo

Jogo entre Minas e Cerrado terminou em confusão após acusação de racismo contra Buiú, do time visitante

O jogo entre Minas e Cerrado, na noite desta quarta-feira (6), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, pelo NBB, terminou em confusão e empurra-empurra após acusação de racismo. Armador do time visitante, Matheus Buiú acusou o base argentino Nicolás Copello, da equipe mandante, de uma injúria racial.

Segundo relatos colhidos pela Itatiaia, o jogo caminhava para o fim, com triunfo do Cerrado por 68 a 67. Faltando segundos para o fim, Buiú, que é belo-horizontino e tinha familiares na arquibancada, teria sido chamado de “negro de m*", ainda de acordo com depoimentos de pessoas presentes.

Buiú se enfureceu e partiu para cima de Copello. A confusão foi instalada, e integrantes da comissão técnica e demais companheiros de equipe apartaram os ânimos na Arena UniBH. O jogo terminou com o triunfo do Cerrado.

Na sequência, o armador do Cerrado seguiu para uma delegacia de BH para registrar boletim de ocorrência. O clube de Brasília repudiou o caso e cobrou punições.

“Antes de compartilharmos o resultado do recente jogo do Cerrado Basquete na NBB, é crucial expressar nosso veemente repúdio diante do lamentável episódio de racismo enfrentado por nosso atleta, Matheus Santos, carinhosamente conhecido como Buiú”, escreveu o clube, nas redes sociais.

“As injúrias raciais proferidas durante o último jogo são inaceitáveis. As medidas legais cabíveis serão imediatamente acionadas junto à Liga da NBB. Reiteramos de maneira enfática que aqui, no Cerrado Basquete, não toleramos e repudiamos qualquer forma de racismo”, completou.

O Minas também se posicionou. “Em relação à denuncia de racismo durante o jogo entre Minas e Cerrado, realizado nesta quarta-feira (6/12), na Arena UniBH, pelo Novo Basquete Brasil - NBB CAIXA, o Minas informa que não tolera e repudia todo e qualquer tipo de preconceito”, divulgou o clube.

“O Clube está apurando os fatos e se coloca à disposição para contribuir com as investigações. Reitera ainda que, como referência no cenário esportivo e na formação de atletas e cidadãos, sempre se pauta em valores e princípios do esporte e da educação, com cidadania e respeito”, completou.

Sequência

O Minas, líder do NBB, voltará à quadra na quinta-feira (14) da semana que vem, quando visitará o Corinthians, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, pelo NBB. Já o Cerrado, 15º, vai duelar com o Franca às 18h de sábado (9) no Pedrocão, na cidade do interior de São Paulo.

Minas 67 x 68 Cerrado

Minas

Franco Baralle, Danilo Fuzaro, Felipe Vezaro, Gemerson Barbosa e Alexandre Paranhos; Chuzito González, Nicolás Copello, Rafael Mineiro e Renan Lenz. Técnico: Leo Costa

Cerrado

Davi Rossetto, Daniel Von Haydin, Gui Santos, Tiago Dias e Andrezão; Jonathan, Maicon, Matheus Buiú, e Ítalo Honorato. Técnico: Régis Marrelli

Motivo: oitavo semana da fase classificatória do NBB

Local: Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG

Data e horário: quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, às 19h (de Brasília)

Arbitragem: Fábio Kover (Internacional), Davi Geovani Ferrugini de Souza (Internacional) e Luiz Felipe Ferreira de Jesus (Nacional)

Transmissão: sem transmissão

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.