Ouvindo...

Há 10 anos, morria Tião das Rendas, ‘homem do público pagante’ da Itatiaia

Sebastião Pereira de Jesus foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), aos 70 anos

Um dos funcionários mais marcantes da história da Itatiaia, o radialista Sebastião Pereira de Jesus, mais conhecido como Tião das Rendas, morreu há exata uma década. Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), o “homem do público pagante” estava com 70 anos.

Desde 1981, Tião levava ao ouvinte da Rádio de Minas informações sobre público e renda das partidas de futebol realizadas em Belo Horizonte.

Leia também

Tião das Rendas ficou marcado na memória dos ouvintes por alguns bordões utilizados quando estava no ar. Nos horários fora do trabalho, era um entusiasta dos bailes. O radialista também não cansava de exibir suas camisas chamativas, sempre com uma estampa colorida diferente; ele mesmo mandava confeccionar as peças.

“Tião era a cara da Itatiaia. Simples, popular e querido. Um cara que falava a língua do povo. Ele virou uma referência para o torcedor. Todo mundo queria saber qual o público. E todo mundo esperava os números dele. Cara muito querido”, destaca João Vitor Xavier, vice-presidente da Itatiaia.

“Tião das Rendas deixou muita saudade. Era uma das pessoas mais queridas da Itatiaia. Comecei a trabalhar na rádio em 1997 e convivi por muito tempo ao lado dele na redação. Folclórico, amigo e contava ótimas histórias. O jeito simples fez do Tião um dos radialistas mais imitados pelas pessoas. Tanto que é imitado e lembrado até hoje, com os bordões ‘olha o dinheiro do jogo’ e ‘pupagante’. No amigo oculto do fim de ano da redação de esportes, todos queriam sair com o nome do Tião das Rendas porque era fácil presenteá-lo: bastava comprar uma camisa bem estampada e colorida. O Tião adorava”, complementa Michel Angelo, atual diretor de esportes da emissora.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leia mais