O São Paulo venceu o Corinthians, de virada, por 2 a 1 na noite deste sábado (30), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Calleri foi decisivo, marcou duas vezes ainda no primeiro tempo para virar o placar que havia sido aberto por Romero no Estádio do Morumbi, na capital paulista.
A primeira etapa terminou com vantagem do Tricolor, mas o jogo não começou assim. Logo no segundo minuto da partida, Romero acertou belo chute de fora da área e marcou o primeiro para o Timão. O domínio, no entanto, foi dos donos da casa, que passaram a controlar as ações e chegaram à virada nos minutos finais do primeiro tempo com dois de Calleri.
Com a vantagem, o Tricolor disputou um segundo tempo com poucos riscos, criando chances sempre nos pés do camisa 9, Calleri, em parceria com Lucas. As mudanças de Sidnei Lobo, já que Mano Menezes não pôde estrear, fizeram o Corinthians ganhar campo.
Com a vitória, o São Paulo se distancia ainda mais do Z4, passa a sonhar com voos mais altos no Campeonato Brasileiro. Na 10ª colocação, tem nove a mais que o primeiro no Z4, Bahia. O Corinthians estaciona nos 30 pontos, e cai para a 12ª posição.
Começo alvinegro!
Se o pré-jogo se desenhava com uma partida de pressão do São Paulo, titular, contra um Corinthians reserva, os primeiros minutos da partida trataram de mudar tudo.
Aos 2 minutos, Bruno Méndez roubou a bola no campo de ataque, achou Romero na entrada da meia-lua, que não perdoou. O paraguaio acertou um “pombo sem asa” de esquerda e abriu o placar: 1 a 0!
Com seis minutos, Felipe Augusto interceptou bola no campo de ataque, disparou nas costas de Diego Costa e finalizou com muita força para boa defesa do goleiro Rafael.
Toca no Calleri, que é gol
A primeira chegada de muito perigo do São Paulo veio dos pés de Rodrigo Nestor. Falta cobrada na área por Rato, o bate rebate sobrou para o meia que finalizou forte, Cássio rebateu e a bola sobraria limpa para Calleri não fosse a velocidade do goleiro no rebote.
Aos 40 minutos, um São Paulo que passou a tomar conta do jogo foi premiado. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou pela direita do ataque nos pés de Rodrigo Nestor, que achou passe enfiado para Calleri desviar e fazer o 1 a 1 no Morumbi.
Premiando o time que melhor disputou a primeira etapa, o São Paulo virou! Rafinha achou belo passe para Calleri, que escorou em Alisson, o meia fez passe debaixo das pernas de Caetano e encontrou o camisa 9 sozinho na pequena área para fazer o 2 a 1.
Segundo tempo controlado
Na segunda etapa, Lucas quase ampliou. Aos dez minutos, o camisa 7 disparou de antes do meio do campo, driblou dois e finalizou com força para bela defesa de Cássio.
As melhores jogadas eram sempre dos pés de Calleri. Inspirado, o camisa 9 tabelou aos 19 minutos com Nestor, e finalizou com muita força, mas em cima de Cássio.
São Paulo 2 x 1 Corinthians
São Paulo
Rafael; Rafinha, Diego Costa, Arboleda, Caio (Welington, 37min 2ºT); Pablo Maia, Alisson (Gabriel Neves, 31min 2ºT), Rodrigo Nestor (Michel Araújo, 26min 2ºT), Wellington Rato (James Rodríguez, 25min 2ºT); Lucas (Juan, 38min 2ºT) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.
Corinthians
Cássio; Bruno Méndez, Gil, Caetano, Matheus Bidu; Cantillo (Roni, 12min 2ºT), Maycon, Giuliano (Renato Augusto, 12min 2ºT); Mosquito (Pedro, 1min 2ºT), Felipe Augusto (Guilherme Biro, 23min 2ºT)e Romero (Wesley, 16min 2ºT). Técnico: Mano Menezes (Sidnei Lobo)
Gols: Calleri (40min 1ºT); Calleri (45min 1ºT), do São Paulo; Romero (2min 1ºT), do Corinthians
Cartões amarelos: Wellington Rato (25min 1ºT); Beraldo (6min 2ºT); Gabriel Neves (47min 2ºT), do São Paulo; Romero (34min 1ºT); Mosquito (37min 1ºT), do Corinthians
Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de setembro de 2023, sábado às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza-SP
Assistentes: Neuza Ines Back-SP e Evandro de Melo Lima-SP
VAR: Daniel Nobre Bins-RS
Público: 56. 735 torcedores
Renda: R$ 4.153.546, 00