O Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) divulgou uma lista com 200 jovens mais promissores do futebol mundial na categoria Sub-20. No levantamento, são quatro brasileiros entre os 10 jogadores mais bem avaliados. Marcos Leonardo (3º), Vitor Roque (5º), Endrick (8º) e Ângelo (9º) integram os 10 primeiros.
Completam o top-10 nomes já conhecidos como Gavi (1º) e Belingham (2º) e Alejandro Baldé (6º). Os outros, nem tão badalados, como o zagueiro português António Silva (4º), o lateral húngaro Milos Kerkez (7º) e o atacante alemão Moukoko (10º)
O levantamento foi realizado levando 75 ligas ao redor do mundo. O CIES considerou os minutos oficiais jogados durante os últimos 365 dias. O estudo foi divulgado nesta quarta (26). A metodologia é própria do Centro de Estudo e compara com a média de minutos atuados por atletas da mesma idade e mesma posição.
Dentre os 20 primeiros, há outros dois brasileiros. Andrey Santos, volante do Chelsea emprestado ao Vasco da Gama é o 12º na lista e Matheus Martins, atacante do Watford (2ª divisão da Inglaterra) é o 18º.
Victor Hugo e Matheus França, ambos do Flamengo, também são citados quando listados os 10 principais meias-atacantes. Robert Renan, atualmente no Zenit-RUS, é listado como o 7º zagueiro mais promissor.
Veja lista com os jogadores mais promissores com menos de 20 anos
Pablo Gavi-ESP, meio-campo (Barcelona)
Jude Bellingham-ING, atacante (Borussia Dortmund)
Marcos Leonardo, atacante (Santos)
António Silva-POR, lateral (Benfica)
Vitor Roque, atacante (Athletico)
Alejandro Balde-ESP, lateral (Barcelona)
Milos Kerkez-HUN, lateral (AZ Alkmaar)
Endrick, atacante (Palmeiras)
Ângelo, atacante (Santos)
Youssoufa Moukoko-ALE, atacante (Borussia Dortmund)
Onze ideal
O Observatório também montou uma seleção com os nomes mais bem avaliados. Nesse recorte, todo o ataque é formado por brasileiros. Formam o trio ofensivo: Matheus Martins, classificado como ponta esquerda, Ângelo como ponta direita e Marcos Leonardo como centroavante.
A seleção foi formada por: Plamen Andreev (goleiro, Levski Sofia-BUL), Rico Lewis (lateral-direito, Manchester City-ING), António Silva (zagueiro, Benfica-POR), Zeno Debast (zagueiro, Anderlecht-BEL) e Alejandro Balde (lateral-esquerdo, Barcelona-ESP); Arthur Vermeeren (volante, Royal Antwerp-BEL), Pablo Gavi (meia central, Barcelona-ESP), Bilal El Khannouss (meia-atacante, Genk-BEL); Matheus Martins (ponta-esquerda, Watford-ING), Ângelo(ponta-direita, Santos) e Marcos Leonardo (centroavante, Santos).