O presidente do Uberlândia, Rênio Carlos, confirmou que a equipe está pronta e preparada para a disputa da Série D em 2023, caso haja o convite por parte da Federação Mineira de Futebol (FMF). Uma das vagas na quarta divisão do futebol nacional via Campeonato Mineiro vem sendo alvo de polêmica, após desistência de clubes que herdariam a vaga pelo estadual de 2022
Segundo o regulamento do Campeonato Mineiro, herda a vaga o time melhor qualificado, considerando o Troféu Inconfidência e excluindo equipes que integram as divisões A, B e C. O Athletic, 3º colocado, e o Democrata-GV, vencedor do Troféu Inconfidência, já estão garantidos.
A Caldense seria o primeiro time com direito de disputa, já que terminou em 4º no estadual do ano passado, mas negou o convite. Democrata-GV (5º), Tombense (6º) e América (7º) já possuem vagas em campeonatos nacionais, e o convidado foi o Villa Nova - 8º colocado, que também negou.
“Vamos fazer isso com os pés no chão. Não podemos pensar que vamos entrar e será fácil, porque há despesas, apesar de a CBF bancar a logística. Estamos fazendo esforço para poder dar uma resposta positiva”, afirmou. A previsão é que até terça-feira (21) o clube tenha essa resposta.
Em caso de negativa também do Patrocinense, o próximo clube convidado seria o Uberlândia. E para o presidente Rênio Carlos, a equipe está pronta para aceitar o convite.
“A informação que temos é que a equipe do Patrocinense já confirmou presença, mas caso o time desista, com certeza o Uberlândia está pronto, preparado no sentido de estrutura para disputar a Série D porque é um campeonato importante. É onde o Uberlândia tem que começar para poder galgar algo maior no futebol brasileiro”, afirmou Rênio Carlos à Itatiaia.