Natural de Itu, Giovanna Figlie, de 22 anos, é a representante de São Paulo no Miss Universe Brasil 2026. Eleita em abril, a modelo passa por uma extensa preparação para chegar ao concurso e conquistar a tão sonhada coroa. A última paulista a receber a faixa foi Valéria Péris, em 1994.
À Itatiaia, Giovanna conta que a preparação visa moldá-la “intelectualmente e fisicamente”, e inclui especialistas de diferentes áreas, como psicologia, fonoaudiologia e dermatologia.
Além disso, a modelo realiza aulas de dança, passarela, oratória e inglês, e destaca que não pretende fazer nenhuma intervenção estética.
Após ser coroada Miss Universe São Paulo, Giovanna lida com muitos compromissos, com agenda fechada em praticamente todos os finais de semana.
“Faço presença em concursos municipais, sou jurada em concursos de beleza, trabalho com marcas, faço vários vídeos, fotos, ensaios fotográficos, e ajudo na divulgação de projetos sociais. A agenda promete ser agitada até o momento que começar o próximo concurso de Miss Universe São Paulo”, diz.
Coleção inusitada
Curiosamente, Giovanna é colecionadora de gibis e bonés, e também é fã de automobilismo. “Apesar de ser apaixonada pelo mundo da beleza, eu também cresci assistindo corridas de fórmula 1. O mundo do automobilismo e agro tem minha atenção, rodeio e cavalo faz parte do meu coração. Sou protetora dos animais e confesso que tenho muitos gatos e cachorros em casa. Agora uma curiosidade é que além de ter vários saltos de Miss, tenho uma coleção de bonés e gibis”, diz.
“A coleção de gibi começou quando a minha irmã mais velha estava no ensino médio. Lembro que no colégio dela toda sexta-feira tinha vendas de gibis e alguns livros, era uma forma da minha irmã demonstrar amor, carinho e atenção. Ela toda sexta-feira comprava gibi pra mim”, conta.
Sobre os bonés, ela explica que a coleção teve início com a ajuda de amigos. Como frequentava muito a equipe do pai no kartódromo, onde faz muito sol, ela sempre usava um boné preto. Por conta disso, amigos a presentearam com os itens, que acabaram virando uma coleção.
“Realmente começou quando as pessoas viram que eu usava todos os bonés ou os deixava guardados com muito carinho”, acrescenta.
Miss Universo
Desde 2020, quando a gaúcha Julia Gama ficou em segundo lugar no Miss Universo, o Brasil não se classifica. Para Giovanna Figlie, “a vitória se alcança com pequenos detalhes”.
“No palco tudo pode acontecer e tudo pode mudar, no show final você tem que se destacar, porém nesses últimos anos outros países se destacaram mais que o Brasil”, opina.
“Confio muito na minha preparação para o Miss Universe Brasil, sonho muito com essa coroa desde pequena. Representei meu município com muito amor e agora tenho a honra de representar o estado de São Paulo, um estado importante economicamente para o Brasil e considerado o berço do automobilismo. Tenho um carinho muito grande pelas minhas raízes, pela minha trajetória e por todos que acreditam no meu potencial. Prometo representar o estado de São Paulo com determinação e elegância, e peço gentilmente pela torcida do estado de São Paulo para a competição nacional”, encerra Giovanna.
A data do Miss Universe Brasil 2026 ainda não foi divulgada.