Ouvindo...

Caso Andy Byron: novo CEO da Astronomer curte publicações com piadas sobre traição de ex-chefe

Pete DeJoy já trabalha na Astronomer há oito anos, sendo diretor de produtos na empresa desde fevereiro; agora, ele é CEO interino após a renúncia de Byron

Pete DeJoy (esquerda) substituiu Andy Byron (direita) no cargo de CEO da Astronomer

O novo CEO da Astronomer, Pete DeJoy, causou polêmica após curtir publicações de memes sobre seu antecessor na vaga, Andy Byron, que renunciou após ser exposto traindo a esposa com a chefe de Recursos Humanos (RH) da empresa, Kistin Cabot, em um show da banda Coldplay.

Pete curtiu uma publicação do vice-presidente de tecnologia e operações da Astronomer entre 2019 e 2024. O ex-funcionário publicou: ‘Sim, a gente riu dos memes’.

Segundo seu perfil no LinkedIn, DeJoy já trabalha na Astronomer há oito anos, sendo diretor de produtos na empresa desde fevereiro. Agora, ele é CEO interino após a renúncia de Byron.

Traição

Andy Byron, antigo CEO da Astronomer, e Kristin Cabot, diretora de RH, foram flagrados juntos por uma ‘kiss cam’ (câmera do beijo) durante uma apresentação da banda Coldplay em Boston, nos Estados Unidos.

No vídeo, os dois estavam abraçados e, assim que se veem na câmera, se soltam. Andy chega a se abaixar, enquanto Kristin coloca as mãos no rosto. “Ou eles estão tendo um caso, ou são muito tímidos”, disse o vocalista da banda, Chris Martin.

O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais e internautas revelaram as identidades dos dois. Os nomes de Andy e Kristin foram parar nos assuntos mais comentados do Google e também do X, enquanto Megan Kerrigan Byron, esposa de Andy, recebeu diversos comentários em seu Facebook sobre o caso. Ela primeiro trocou o sobrenome da rede social e depois a apagou.

Leia também

Renúncia ao cargo

A renúncia do CEO foi divulgada pela Astronomer em um comunicado publicado nas redes sociais neste sábado (19). “Como afirmado anteriormente, a Astronomer está comprometida com os valores e a cultura que nos guiaram desde a nossa fundação. Espera-se que nossos líderes estabeleçam o padrão de conduta e responsabilidade e, recentemente, esse padrão não foi cumprido”, escreveu a empresa.

“Andy Byron apresentou sua renúncia e o Conselho de Administração aceitou. O Conselho iniciará uma busca por nosso próximo CEO, já que o cofundador e diretor de produtos Pete DeJoy continua atuando como CEO interino”, dizia o comunicado.

Na sexta (18), Byron havia sido afastado do cargo, e a empresa havia aberto uma investigação contra o CEO.

Diretora há nove meses

Kristin Cabot ocupa o cargo de diretora de RH há nove meses, segundo seu perfil no LinkedIn. Em menos de um ano de empresa, ela afirmou que já conquistou ‘a confiança de funcionários de todos os níveis, de CEOs a gerentes e assistentes’.

Quando foi contratada, Byron a parabenizou e elogiou a ‘liderança excepcional e profunda experiência’ de Cabot. “Ela é uma líder comprovada em empresas em diversos estágios de crescimento e sua paixão por promover locais de trabalho diversos e colaborativos a torna uma escolha perfeita para a Astronomer”, publicou, na época.

Kristin disse que estava ‘energizada’ após conversas com Andy Byron e a equipe de liderança da Astronomer. “Prefiro pensar no meu papel como estratégia de pessoas versus recursos humanos tradicionais, pois a verdadeira mágica acontece quando você alinha a estratégia de pessoas com a estratégia de negócios”, pontuou.

Quem é Andy Byron?

Andy Byron era o CEO da Astronomer, empresa de desenvolvimento de software, desde julho de 2023. A organização, localizada em Nova York, nos EUA, é avaliada em mais de US$ 1,3 bilhão (mais de cinco bilhões de reais), de acordo com o The Sun.

O magnata da tecnologia é casado com Megan Kerrigan Byron e pai de dois filhos com ela.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.